Menu principal
Contacte-nos

[Formação] Questionário para determinação de prioridades de formação

[Formação] Questionário para determinação de prioridades de formação V4

Questionário para determinação de prioridades de formação

Exmo(a). Senhor(a)

Através do presente questionário (perspetiva diagnóstica) vai poder:

  • 1. Posicionar-se sobre um conjunto de competências consideradas relevantes para a atuação pública, determinando o grau de prioridade para efeitos de capacitação profissional dos trabalhadores da Administração Pública.

 

  •  2. Identificar a oferta formativa do INA, I.P. que melhor poderá dar resposta às exigências ou desafios profissionais esperados em 2025/2026.

 

Recordamos que não existem respostas certas ou erradas – este questionário serve apenas para melhor direcionar a oferta formativa do INA, I.P., atentas as necessidades dos respetivos públicos destinatários.

Todas as respostas serão tratadas com confidencialidade e serão utilizadas exclusivamente para fins de melhoria do próximo Plano de Formação do INA, I.P., a implementar em 2026.

A sua participação é muito importante para a melhoria da nossa resposta formativa!

PARTE I – Dados de caracterização (1/2)

PARTE I – Dados de caracterização (2/2)

PARTE II – Autodiagnóstico de competências (SIADAP)

Tendo presente as exigências e os desafios relativos às atuais funções existentes na Área de Governo selecionada na Parte I – Dados de caracterização, classifique as competências abaixo indicadas indicando o grau de prioridade para efeitos de desenvolvimento de formação, considerando a seguinte escala:

1 – Prioridade Baixa

2 – Prioridade Média 

3 – Prioridade Elevada

Prioridade BaixaPrioridade MédiaPrioridade Elevada
Orientação para o serviço público
Orientação para a colaboração
Orientação para a mudança e inovação
Orientação para os resultados
Análise crítica e resolução de Problemas
Gestão do conhecimento
Comunicação
Iniciativa
Negociação e influência
Organização, planeamento e gestão de projetos
Orientação para a inclusão
Orientação para a participação
Orientação para a segurança
Tomada de decisão
Inteligência emocional
Coordenação de equipas

PARTE III – Oferta formativa

Apresenta-se seguidamente a oferta de formação do INA, I.P., contemplada no Plano de Formação de 2025..

Que grau de importância atribui às áreas de oferta formativa abaixo indicadas, considerando o respetivo contributo para a melhoria das atividades profissionais a executar em 2025/2026, relativamente às atuais funções existentes na Área de Governo selecionada na Parte I – Dados de caracterização?

Nada ImportantePouco Importante Importante Muito Importante
Dirigentes superiores (Portaria n.º 103/2023, de 12 de abril.
Dirigentes intermédios (Portaria n.º 103/2023, de 12 de abril)
Formação Avançada para Atualização de Dirigentes
Dirigentes superiores (formação contínua)
Dirigentes intermédios (formação contínua)
Nada Importante Pouco Importante Importante Muito Importante
Formação de curta duração
Formação de média e longa duração
Nada ImportantePouco ImportanteImportanteMuito Importante
Cidadania
Participação
Nada ImportantePouco ImportanteImportanteMuito Importante
Competências digitais essenciais
Competências digitais | formação avançada
Competências digitais em tecnologias emergentes
Competências digitais em ferramentas de produtividade
Nada ImportantePouco ImportanteImportanteMuito Importante
Inovação em contexto público
Nada ImportantePouco ImportanteImportanteMuito Importante
Atendimento ao cidadão
Comunicação, informação e marketing
Contabilidade e finanças
Competências digitais em ferramentas de produtividade
Contratação pública
Cooperação
Direito – Direito Administrativo
Direito – Emprego Público
Direito – Legística
Gestão da formação
Gestão de projetos
Gestão e desenvolvimento de pessoas e equipas
Integridade
Línguas estrangeiras – Inglês
Línguas estrangeiras – Francês
Línguas estrangeiras – Alemão
Planeamento estratégico
ciclo de Políticas públicas
Proteção de dados
Segurança e saúde no trabalho
Sustentabilidade, ambiente e energia
União Europeia

PARTE IV – OUTRA OFERTA FORMATIVA NECESSÁRIA

Atentos os DESAFIOS NO FUTURO PRÓXIMO, indique outros temas de formação que gostaria que integrassem a oferta de formação do INA:

Última atualização: 6 de março, 2025