- Identificar e utilizar abordagens participativas de ensino/aprendizagem de adultos
- Compreender e distinguir os conceitos aplicáveis à formação de adultos
- Compreender as especificidades inerentes à formação de adultos
- Compreender o papel do adulto na construção do percurso de aprendizagem
- Identificar as abordagens participativas de formação potenciadoras de sucesso nas aprendizagens de adultos
- Selecionar as estratégias formativas e os métodos e técnicas pedagógicas mais adequados aos objetivos pretendidos
- Identificar os recursos pedagógicos diferenciadores em função dos objetivos de aprendizagem definidos
Trabalhadoras/es da Administração Pública que atuem na qualidade de formadores internos ou externos no contexto AP e que desejam aperfeiçoar as suas práticas de formação de adultos
1. Enquadramento e conceitos
2. Principais teorias de aprendizagens de adultos
3. As expectativas e motivações dos adultos em contextos formativos
4. Características de abordagens participativas de ensino/aprendizagem de adultos
4.1. Aprendizagem baseada em problemas
4.2. Aprendizagem baseada em trabalho colaborativo
4.3. Aprendizagem pelos pares
5. A definição da estratégia formativa e a seleção dos métodos e técnicas formativas e recursos associados
6. O contributo das tecnologias na formação de adultos
- Orientação para Resultados
- Orientação para a Mudança e Inovação
- Comunicação
Inscrição
Formador/a
Isabel Huet (Uab)
Área de Formação: Interesse e Serviço Público
Área temática: Gestão da Formação
Duração: 7 horas
Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)
Última atualização: 9 de Setembro, 2024