
Este programa foi desenvolvido para capacitar os participantes com as competências necessárias para dominar as complexidades da Arquitetura Empresarial (AE). O programa aborda uma ampla gama de tópicos essenciais para Aqueles que desejam contribuir para melhorar a transformação digital dos serviços públicos recorrendo a um método e um processo utilizados para gerir o complexo panorama das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas grandes organizações O programa está alinhado com o previsto nos Princípios de Arquitetura Empresarial para a Administração Pública, bem como com as iniciativas e metas no âmbito da transformação digital da AP. O conteúdo do curso inclui desde os princípios fundamentais até tópicos mais avançado de AE. Durante o curso os participantes terão oportunidade de identificar oportunidades para o uso da AE nos serviços prestados pelas entidades onde exercem funções.
No final deste curso, os formandos serão capazes de:
- Dominar os conceitos de Arquitetura Empresarial
- Enquadrar a Arquitetura Empresarial no contexto de gestão da Mudança e da Transformação Digital
- Delinear uma estratégia de Arquitetura Empresarial
- Dirigentes, gestores de projeto e equipa técnica
1. Introdução à Arquitetura Empresarial
- A. Principais metodologias de Arquitetura Empresarial (AE1)
- B. Ferramentas de suporte à Arquitetura Empresarial (AE2)
2. Analisar o Estado Atual (As-Is)
- A. Systems Thinking (pensamento sistémico) (AE3)
- B. Mapeamento de processos empresariais (AE4)
- C. Estruturação e Sistematização de dados empresariais (AE5)
3. Definir o Estado Futuro (To-Be)
- A. Avaliação e gestão de riscos no contexto das arquiteturas empresariais (AE7)
- B. Governança das TIC (AE8)
- C. Alinhamento dos serviços e processo de negócio com as TIC (AE9)
- D. Interoperabilidade de sistemas (AE10)
4. Implementar e Gerir a Mudança:
- A. Change Management (gestão da mudança) no contexto dos sistemas empresariais (AE6)
- B. Gestão, integração e partilha de dados (AE13)
- C. Segurança dos sistemas empresariais (AE14)
- D. Integração com sistemas e aplicações comuns à Administração Pública (AE11)
- E. Controlo da diversidade tecnológica (AE12)
A formação decorre em regime misto, com 4h presenciais, em sala e 10h a distância, online (síncronas), incluindo 3h de tutoria para apoio à realização do projeto final.
- Orientação para a Mudança e Inovação
- Orientação para Resultados
- Análise Crítica e Resolução de Problemas
300€
50% do valor da propina financiado por bolsa concedida pelo INA, I. P. no âmbito do PRR + 50% da propina suportado pela entidade empregadora ou pelo formando.
50% do valor da propina financiado por bolsa concedida pelo INA, I. P. no âmbito do PRR.
Caso o formando não conclua o curso com sucesso, tem de proceder ao reembolso, ao INA, do valor correspondente à bolsa PRR.
Inscrição
- Quizz
- Produção de um fluxo de processo e artefacto (mapa ou diagrama) com base em dados fornecidos
- Projeto grupo para resolver um desafio organizacional

Catarina Delgado
Catarina Delgado é é Investigadora do CEF.UP e do LIAAD-INESC TEC e Professora Associada da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP.UPorto), sendo diretora do mestrado em Gestão Comercial e membro da comissão científica do Mestrado em Gestão das Operações de Retalho. Doutoramento (2004) e Licenciatura (1996) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e MBA em Gestão (2007) pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Docente de unidades curriculares de gestão das operações, projetos e qualidade e logística, os seus interesses de investigação centram-se na sustentabilidade de operações e logística, comportamento do consumidor socialmente responsável, lean six sigma, gestão de projetos ágil, scientometrics e, mais recentemente, transformação digital nas operações e logística.

Mafalda Teles Roxo
Mafalda Teles Roxo é Investigadora do LIAAD-INESC TEC e Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde leciona unidade curriculares na áreas de marketing e estratégia e de business analytics. É doutorada em Gestão pela FEP-Universidade do Porto com um estudo na área da Realidade Aumentada aplicada ao Marketing. Atualmente é vice-coordenadora da iniciativa AI Business School na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação centram-se na transformação digital, psicologia do consumidor e educação baseada em dados. Nos últimos anos tem trabalhado em consultoria e formação com instituições como a Porto Business School (projectos Observatório do Retalho do Porto, FeelPorto) e EQS-Global, Verakis e CEGEA-Católica Porto Business School.
Área de Formação: Competências Digitais
Área temática: Formação Avançada
Duração: 14 horas
Forma de organização da formação: Formação Mista (Presencial e a Distância)
Última atualização: 7 de março, 2025