- Adquirir competências para criar cursos para os regimes e-learning ou b-learning, com base em modelos de desenho instrucional
- Conhecer o conceito de desenho instrucional
- Conhecer os modelos mais utilizados no desenho Instrucional
- Conhecer a ferramenta storyboard
- Utilizar técnicas como o storytelling
- Conhecer os suportes tecnológicos e comunicacionais mais utilizados na criação de conteúdos didáticos
- Selecionar, organizar e estruturar unidades de aprendizagem num curso de formação
- Identificar e caracterizar os sistemas de gestão de aprendizagem a distância mais utilizados
- Elaborar instrumentos que lhe permitam avaliar a performance dos formandos nos cursos e-learning
- Identificar e caracterizar as etapas a percorrer na construção de um curso de formação utilizando o desenho instrucional
Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior, ou em cargos de direção da formação ou função equiparada, que pretendam adquirir ou aperfeiçoar competências ao nível da conceção e desenho de cursos/ conteúdos de formação e-learning
I – Conceitos, fundamentos e Modelos do Desenho Instrucional
1. Conceito de Desenho Instrucional
2. Origem e evolução do Desenho Instrucional
3. Modelos de Desenho Instrucional
4. Perfil de competências de um Designer Instrucional
II – Fase de Análise
1. A importância da análise no Desenho Instrucional
2. A construção de cenários de Aprendizagem
III – Fase de Desenho
1. Formação síncrona e assíncrona
2. Planeamento de e-Conteúdos Multimédia
3. O storyboard e a sua aplicação à formação profissional
4. Análise de um storyboard – construção da narrativa e objetivos do curso
5. Estruturação do plano de formação base do storyboard a criar: conteúdos e sua sistematização, organização por módulos, sequenciação, objetivos pedagógicos
6. A construção do storyboard
6.1. Adaptação de técnicas de storytelling para criação de storyboards de formação
6.2. Suportes/ ferramentas de formação e sua eficiência em função dos objetivos
6.3. Sessões presenciais (no caso da modalidade e-learning)
6.4. Técnicas pedagógicas a integrar no storyboard: quizzes, gamificação, perguntas respostas, avaliações, etc.
6.5. Desenho do storyboard final
IV – Fase de Desenvolvimento e Implementação
1. Recursos a utilizar na produção e sua origem:
1.1. Recursos Tecnológicos, Humanos e outros
1.2. Recursos Internos e Externos
2. Verificação da correspondência entre o plano de formação inicial, o Storyboard final e o produto acabado
3. A norma SCORM e diretrizes para a criação de conteúdo compatível
4. Definição do suporte tecnológico de gravação do produto final integrado
5. Compatibilidade do produto com as plataformas LMS – Learning Management System
V – Fase de Avaliação
1. Avaliação da Aprendizagem
1.1. Razões para incluir avaliações de aprendizagem em cursos de eLearning
1.2. Praticas de avaliação da aprendizagem online:
1.2.1. Características da avaliação online
1.2.2. Instrumentos e Técnicas de Avaliação Online
2. Avaliação do produto final
2.1. Avaliação preliminar e contínua
2.2. Elaboração de relatórios de avaliação
2.3. Correção de erros ou disfuncionalidades
- Orientação para Resultados
- Orientação para a Mudança e Inovação
- Comunicação
Inscrição
Formador/a
Fernanda Campos
Área de Formação: Interesse e Serviço Público
Área temática: Gestão da Formação
Duração: 28 horas
Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona e assíncrona)
Última atualização: 9 de Setembro, 2024