Menu principal
Contacte-nos

Desenho Instrucional

  • Adquirir competências para criar cursos para os regimes e-learning ou b-learning, com base em modelos de desenho instrucional
  • Conhecer o conceito de desenho instrucional
  • Conhecer os modelos mais utilizados no desenho Instrucional
  • Conhecer a ferramenta storyboard
  • Utilizar técnicas como o storytelling
  • Conhecer os suportes tecnológicos e comunicacionais mais utilizados na criação de conteúdos didáticos
  • Selecionar, organizar e estruturar unidades de aprendizagem num curso de formação
  • Identificar e caracterizar os sistemas de gestão de aprendizagem a distância mais utilizados
  • Elaborar instrumentos que lhe permitam avaliar a performance dos formandos nos cursos e-learning
  • Identificar e caracterizar as etapas a percorrer na construção de um curso de formação utilizando o desenho instrucional

Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior, ou em cargos de direção da formação ou função equiparada, que pretendam adquirir ou aperfeiçoar competências ao nível da conceção e desenho de cursos/ conteúdos de formação e-learning

I – Conceitos, fundamentos e Modelos do Desenho Instrucional

1. Conceito de Desenho Instrucional

2. Origem e evolução do Desenho Instrucional

3. Modelos de Desenho Instrucional

4. Perfil de competências de um Designer Instrucional

II – Fase de Análise

1. A importância da análise no Desenho Instrucional

2. A construção de cenários de Aprendizagem

III – Fase de Desenho

1. Formação síncrona e assíncrona

2. Planeamento de e-Conteúdos Multimédia

3. O storyboard e a sua aplicação à formação profissional

4. Análise de um storyboard – construção da narrativa e objetivos do curso

5. Estruturação do plano de formação base do storyboard a criar: conteúdos e sua sistematização, organização por módulos, sequenciação, objetivos pedagógicos 

6. A construção do storyboard

6.1. Adaptação de técnicas de storytelling para criação de storyboards de formação 

6.2. Suportes/ ferramentas de formação e sua eficiência em função dos objetivos

6.3. Sessões presenciais (no caso da modalidade e-learning)

6.4. Técnicas pedagógicas a integrar no storyboard: quizzes, gamificação, perguntas respostas, avaliações, etc.

6.5. Desenho do storyboard final

 IV – Fase de Desenvolvimento e Implementação

1. Recursos a utilizar na produção e sua origem:

1.1. Recursos Tecnológicos, Humanos e outros

1.2. Recursos Internos e Externos

2. Verificação da correspondência entre o plano de formação inicial, o Storyboard final e o produto acabado

3. A norma SCORM e diretrizes para a criação de conteúdo compatível

4. Definição do suporte tecnológico de gravação do produto final integrado

5. Compatibilidade do produto com as plataformas LMS – Learning Management System

 

V – Fase de Avaliação

1. Avaliação da Aprendizagem

1.1. Razões para incluir avaliações de aprendizagem em cursos de eLearning

1.2. Praticas de avaliação da aprendizagem online:

1.2.1. Características da avaliação online

1.2.2. Instrumentos e Técnicas de Avaliação Online

2. Avaliação do produto final

2.1. Avaliação preliminar e contínua

2.2. Elaboração de relatórios de avaliação

2.3. Correção de erros ou disfuncionalidades

  • Orientação para Resultados
  • Orientação para a Mudança e Inovação
  • Comunicação

280€

Inscrição

Formador/a

Fernanda Campos

Descarregar PDF Regulamento da Formação PDF

Área de Formação: Interesse e Serviço Público

Área temática: Gestão da Formação

Duração: 28 horas

Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona e assíncrona)


Demonstrar Interesse

Última atualização: 9 de Setembro, 2024