- Noções base da arquitetura de um sistema digital e tecnologias subjacentes, para um entendimento global do funcionamento de um serviço ou produto digital
- Entendimento das várias metodologias de gestão de projeto e das suas vantagens e desvantagens. Noção dos vários papéis numa equipa de desenvolvimento de um serviço ou produto digital
- Compreender os fundamentos da inovação e a sua integração em projetos digitais
- Desenvolver capacidades para aplicar o design thinking e design sprint na conceção de soluções digitais inovadoras
- Capacidade de comunicar de forma clara e eficaz com os membros da equipa de desenvolvimento, utilizadores finais, clientes e restantes stakeholders, partilhando informações e ideias de forma eficiente
- Capacidade de identificar e avaliar os riscos associados a um projeto digital e desenvolver estratégias de mitigação
- Capacidade de definir metas claras e alcançáveis para um projeto digital, mantendo o foco nos resultados. Compreensão das necessidades e expectativas dos stakeholders
- Conhecer os vários modelos de desenvolvimento e implementação de serviços digitais, as suas vantagens e desvantagens e a sua aplicabilidade consoante o tipo de produto
- Dirigentes em cargos de direção intermédia
- Dirigentes em cargos de direção superior
- Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
- Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente técnico
- Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente operacional
- Trabalhadoras/es das carreiras especiais
- Introdução à inovação tecnológica
- Planeamento de um projeto tecnológico, suas fases e aspetos essenciais para o desenvolvimento de um projeto
- Gestão de Produto vs Gestão de Projeto
- Fundamentos e Manifesto Agile. Agile versus Waterfall
- Equipas ágeis de produto ou serviço digital
- Metodologias de Design Thinking e Design Sprint aplicadas ao desenvolvimento ágil de produto ou serviço digital
- Desenho centrado no utilizador: entrevistas, mapas de empatia, personas, casos de uso, e levantamento de requisitos de utilizador
- Metodologias Ágeis Scrum e Kanban. Rituais e artefactos Scrum: Backlog de Projeto e de Sprint, Funcionalidades e Histórias do Utilizador (HU), Critérios de Aceitação
- Planeamento ágil do desenvolvimento de produto ou serviço digital, usando Miro e Jira
- Mapeamento das Histórias de Utilizador (HU) e Produto Minimo Viável – PMV
- Priorização e custeio de requisitos/funcionalidades e HU no Backlog de Projeto e em cada Sprint
- Desenvolvimento de protótipo do PMV, utilizando ferramentas no-code ou low-code
- Elaboração de Relatório Técnico
- Orientação para a Mudança e Inovação
- Orientação para Resultados
- Análise Crítica e Resolução de Problemas
1080€
50% do valor da propina financiado por bolsa concedida pelo INA, I. P. no âmbito do PRR + 50% da propina suportado pela entidade empregadora ou pelo formando
Inscrição
Miguel Sales Dias
Pedro Romano
Área de Formação: Competências Digitais
Área temática: Formação Avançada
Duração: 54 horas
Última atualização: 4 de Dezembro, 2024