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Gestão da Crise e Mudança Organizacional

  • Diferenciar os tipos de crise
  • Reconhecer os sinais de alerta de uma crise
  • Identificar oportunidades para a organização geradas pela crise
  • Identificar a necessidade de mudança organizacional
  • Distinguir as caraterísticas e as competências de um líder durante períodos de mudança
  • Aplicar o estilo de liderança adequando à gestão da mudança organizacional
  • Aplicar metodologias de trabalho de preparação e condução da mudança
  • Definir um plano de ação para a gestão da mudança organizacional

  • Dirigentes em cargos de direção intermédia
  • Dirigentes em cargos de direção superior
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
  • Trabalhadoras/es das carreiras especiais

1. Tipologias de crise

1.1 Definição e conceito de crise

1.2 Importância da gestão eficaz da crise

1.3 Tipos de crises: naturais, organizacionais tecnológicas, financeiras, segurança, saúde

1.4 O papel dos líderes durante uma crise

2. Identificação e análise de crises

2.2. Sinais precoces de uma crise

2.3. Métodos de monitorização

3. Crise como oportunidade

3.1. Identificação de oportunidades durante situações desafiadoras

3.2. Avaliação do contexto da crise e as suas implicações

3.3. Estratégias de inovação em tempos de crise

3.4. O papel da liderança na procura de oportunidades 

4. Mudança e objetivos organizacionais

4.1. Análise das necessidades de mudança e identificação dos objetivos organizacionais

4.2. Identificação das partes interessadas e análise do seu impacto na mudança

4.3. Avaliação de riscos e desafios organizacionais associados à mudança

4.4. Análise de impacto e consequências potenciais

5. Liderança e gestão da mudança 

5.1. Caraterísticas e competências de um líder eficaz durante períodos de mudança

5.2. Visão estratégica para a mudança

5.3. Estratégias de comunicação eficazes durante a mudança

5.4. Gestão da resistência e motivação dos trabalhadores

5.5. Criação de um ambiente assente na confiança e na colaboração

6. Abordagens e métodos de gestão da mudança

6.1. Abordagens e metodologias utilizadas na preparação e condução da mudança

6.2. Benefícios e desafios associados à aplicação dessas metodologias

6.3. Definição dos objetivos e resultados esperados da mudança

7. Planeamento da gestão da mudança

7.1. Desenvolvimento de um plano estratégico para a mudança organizacional

7.2. Monitorização e ajuste do processo de mudança

7.3. Avaliação dos resultados e aprendizagem organizacional

7.4. Manutenção da mudança e garantia da sua sustentabilidade a longo prazo

  • Visão Estratégica
  • Orientação para a Mudança e Inovação
  • Análise Crítica e Resolução de Problemas
  • Iniciativa

210€

Inscrição

Formador/a

Carmen Almeida

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Área de Formação: Liderança

Área temática: Liderança

Percurso(s): Liderança em Contexto Público | Liderança de Organizações

Duração: 21 horas

Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)


Demonstrar Interesse

Última atualização: 30 de Outubro, 2024