- Diferenciar os tipos de crise
- Reconhecer os sinais de alerta de uma crise
- Identificar oportunidades para a organização geradas pela crise
- Identificar a necessidade de mudança organizacional
- Distinguir as caraterísticas e as competências de um líder durante períodos de mudança
- Aplicar o estilo de liderança adequando à gestão da mudança organizacional
- Aplicar metodologias de trabalho de preparação e condução da mudança
- Definir um plano de ação para a gestão da mudança organizacional
- Dirigentes em cargos de direção intermédia
- Dirigentes em cargos de direção superior
- Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
- Trabalhadoras/es das carreiras especiais
1. Tipologias de crise
1.1 Definição e conceito de crise
1.2 Importância da gestão eficaz da crise
1.3 Tipos de crises: naturais, organizacionais tecnológicas, financeiras, segurança, saúde
1.4 O papel dos líderes durante uma crise
2. Identificação e análise de crises
2.2. Sinais precoces de uma crise
2.3. Métodos de monitorização
3. Crise como oportunidade
3.1. Identificação de oportunidades durante situações desafiadoras
3.2. Avaliação do contexto da crise e as suas implicações
3.3. Estratégias de inovação em tempos de crise
3.4. O papel da liderança na procura de oportunidades
4. Mudança e objetivos organizacionais
4.1. Análise das necessidades de mudança e identificação dos objetivos organizacionais
4.2. Identificação das partes interessadas e análise do seu impacto na mudança
4.3. Avaliação de riscos e desafios organizacionais associados à mudança
4.4. Análise de impacto e consequências potenciais
5. Liderança e gestão da mudança
5.1. Caraterísticas e competências de um líder eficaz durante períodos de mudança
5.2. Visão estratégica para a mudança
5.3. Estratégias de comunicação eficazes durante a mudança
5.4. Gestão da resistência e motivação dos trabalhadores
5.5. Criação de um ambiente assente na confiança e na colaboração
6. Abordagens e métodos de gestão da mudança
6.1. Abordagens e metodologias utilizadas na preparação e condução da mudança
6.2. Benefícios e desafios associados à aplicação dessas metodologias
6.3. Definição dos objetivos e resultados esperados da mudança
7. Planeamento da gestão da mudança
7.1. Desenvolvimento de um plano estratégico para a mudança organizacional
7.2. Monitorização e ajuste do processo de mudança
7.3. Avaliação dos resultados e aprendizagem organizacional
7.4. Manutenção da mudança e garantia da sua sustentabilidade a longo prazo
- Visão Estratégica
- Orientação para a Mudança e Inovação
- Análise Crítica e Resolução de Problemas
- Iniciativa
210€
Inscrição
Formador/a
Carmen Almeida
Área de Formação: Liderança
Área temática: Liderança
Percurso(s): Liderança em Contexto Público | Liderança de Organizações
Duração: 21 horas
Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)
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Última atualização: 30 de Outubro, 2024