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Gestão de Projetos de Inovação

  • Criar um projeto
  • Saber distinguir claramente projetos tradicionais de projetos de inovação
  • Gerir um projeto ao longo do seu ciclo de vida
  • Planear um projeto, estabelecer objetivos realistas e mensuráveis e utilizar as melhores técnicas e metodologias
  • Saber lidar com a incerteza e com a descoberta gradual dos requisitos e as expetativas do cliente
  • Criar sistemas de monitorização, controlo e avaliação dos projetos
  • Refletir sobre as condições de aplicação do conhecimento à prática profissional e preparar a transferência

  • Dirigentes em cargos de direção intermédia
  • Dirigentes em cargos de direção superior
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente técnico
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente operacional
  • Trabalhadoras/es das carreiras especiais

1. Introdução à Gestão de Projetos

1.1. O que são projetos e qual a razão de ser da gestão de projetos?

1.2. Porque falham os projetos?

1.3. Metodologias, modelos e normas internacionais de gestão de projetos

2. Gestão de Projetos em teletrabalho

2.1. Como a dispersão geográfica e o regime de teletrabalho pode impactar nos projetos?

2.2. Como podemos tornar a dispersão geográfica e o regime de teletrabalho num aliado?

2.3. Quais as ferramentas que nos podem ajudar?

2.4. Quais os cuidados de segurança a ter?

3. Início do Projeto de Inovação

3.1. Construção do business case e definição de um projeto de inovação

3.2. Clarificação de objetivos e critérios de sucesso

3.3. A importância da prototipagem e experimentação na clarificação da necessidade

3.4. Identificação das partes interessadas e definição da estrutura de governação do projeto

3.5. Modelo Cynefin e definição da metodologia a seguir

3.6. Introdução às abordagens cetradas das pessoas – Design Thinking

4. Planeamento do Projeto

4.1. Âmbito do projeto e a sua decomposição na Work Breakdown Struture (WBS)

4.2. Estimativas de duração, de custo e definição do plano do projeto

4.3. Gestão de risco em sede de projeto e a sua influência no plano de um projeto de inovação. O plano de gestão de riscos

4.4. Como conciliar o Código dos Contratos Públicos (CCP) com os constrangimentos do plano do projeto. O plano de aquisições

4.5. O plano de gestão da mudança, as partes interessadas e a comunicação no projeto

4.6. Construção do plano final de projeto focado nos seus objetivos primordiais

5. Execução e Controlo do Projeto

5.1. Registo e controlo de execução

5.2. Controlo do âmbito e alterações ao plano

5.3. Avaliação e acompanhamento do desempenho do projeto de inovação

5.4. Produção de relatórios de acompanhamento e controlo

6. Conclusão do Projeto

6.1. Verificação e aceitação por parte do cliente. O documento de aceitação do projeto

6.2. Reunião de encerramento do projeto

6.3. Avaliação e acompanhamento do desempenho do projeto de inovação

6.4. Produção de relatórios de acompanhamento e controlo

7. Transferência do Conhecimento e das Lições Aprendidas para Projetos Futuros

  • Organização, Planeamento e Gestão de Projetos
  • Orientação para a Mudança e Inovação
  • Orientação para Resultados

140€

Inscrição

Formador/a

Pedro Engrácia

Presidente da APOGEP, a Associação Portuguesa de Gestão de Projetos, Perito internacional da ISO, HoD de Portugal, Presidente do ONS APOGEP – Organismo de Normalização Setorial em Gestão de Projetos, Programas e Portefólios e o anterior Presidente da CT175 – Comissão Técnica de Gestão de Projetos, Programas e Portefólios. É também o Project Owner do Observatório Português de Gestão de Projetos.

Atualmente é Subdiretor-Geral da Administração e do Emprego Público e integra a Bolsa de Peritos da CReSAP.

Com cerca de 20 anos de experiência em gestão de projetos, é licenciado em informática, MBA em Gestão de Projetos e possui ainda especializações em Gestão de Projetos, Gestão Pública, Engenharia de Software, Inovação Empresarial e Gestão de Equipas de Alto Desempenho.

 

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Área de Formação: Inovação

Área temática: Inovação

Percurso(s): Inovação em Contexto Público

Duração: 14 horas

Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)


Demonstrar Interesse

Última atualização: 29 de Outubro, 2024