
A formação possibilita compreender o perfil e as necessidades do público-alvo e aumentar a eficácia das campanhas de comunicação pública. Abordará práticas como a identificação de perfis de utilizadores, o uso de dados para segmentação estratégica, a gestão de bases de dados de cidadãos/utentes e a implementação de campanhas direcionadas.
Esta formação responde às necessidades crescentes da administração pública de integrar ferramentas e estratégias modernas, fomentando uma gestão pública mais eficiente, transparente e voltada para as reais necessidades dos cidadãos, promovendo o uso inteligente dos recursos disponíveis.
A formação avançada em Gestão e Segmentação de Utilizadores pretende:
1. Dotar os profissionais, que atuam ou pretendem atuar na gestão pública ou privada, de competências técnicas e científicas que permitam otimizar o desempenho e a eficácia das suas atividades. Esta capacitação oferece ferramentas para compreender melhor o público alvo, planear estratégias eficazes e personalizar a comunicação e os serviços prestados;
2. Garantir um aprofundamento de conhecimentos sobre os princípios e as técnicas de gestão e de segmentação de utilizadores. A formação abordará práticas como a identificação de perfis de utilizadores, o uso de dados para segmentação estratégica, a gestão de bases de dados de cidadãos/utentes e a implementação de campanhas direcionadas e eficazes.
3. Assegurar um domínio mais profundo sobre as ferramentas e as metodologias de análise de dados aplicadas à segmentação. Serão explorados conceitos como a gestão do ciclo de vida do utilizador, a análise de métricas para monitorar e ajustar estratégias em tempo real, promovendo a melhoria contínua dos serviços.
4. Enfatizar a importância da personalização e da inclusão nas estratégias de segmentação. A formação incidirá sobre como garantir que diferentes grupos de utilizadores, incluindo os mais vulneráveis ou em situações de exclusão, sejam contemplados nas abordagens, promovendo a equidade no acesso aos serviços e informações.
5. Oferecer ferramentas para compreender melhor o público-alvo, planear estratégias eficazes e personalizar a comunicação e os serviços prestados.
- Dirigentes em cargos de direção superior
- Dirigentes em cargos de direção intermédia
- Trabalhadores da carreira geral de técnico superior
Módulo 1. Fundamentos da segmentação (4 horas)
1.1.Definição e importância da segmentação
1.2.Estratégias de segmentação
1.3.Definição do mercado-alvo
Módulo 2. Ferramentas e métodos de segmentação (5 horas)
2.1. Métodos qualitativos e quantitativos
2.Descoberta de conhecimento em bases de dados
Módulo 3.Exemplificação de casos de exploração prática das fontes de informação (5 horas)
3.1. Aplicações práticas de segmentação
3.2. Implementação de CRM
É necessário concluir pelo menos 2 atividades da componente prático-laboratorial para obter o certificado.
É obrigatória a frequência de 80% das aulas para obter o certificado.
- Orientação para a Mudança e Inovação
- Orientação para Resultados
- Análise Crítica e Resolução de Problemas
280€
50% do valor da propina financiado por bolsa concedida pelo INA, I. P. no âmbito do PRR + 50% da propina suportado pela entidade empregadora ou pelo formando.
50% do valor da propina financiado por bolsa concedida pelo INA, I. P. no âmbito do PRR.
Caso o formando não conclua o curso com sucesso, tem de proceder ao reembolso, ao INA, do valor correspondente à bolsa PRR.
Inscrição
Formador/a

Cátia Crespo
Licenciada em Economia, Mestre em Economia Internacional e Doutorada em Gestão, com a especialidade em Marketing e Gestão de Negócios Internacionais pelo ISEG, Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Professora Adjunta na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria. Coordenadora do CARME, Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia.
Formação no âmbito do Consórcio IP>AP

Área de Formação: Competências Digitais
Área temática: Formação Avançada
Duração: 14 horas
Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)
Também poderá gostar de:


Última atualização: 26 de março, 2025