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Gestão e Segmentação de Utilizadores

A formação possibilita compreender o perfil e as necessidades do público-alvo e aumentar a eficácia das campanhas de comunicação pública. Abordará práticas como a identificação de perfis de utilizadores, o uso de dados para segmentação estratégica, a gestão de bases de dados de cidadãos/utentes e a implementação de campanhas direcionadas.

Esta formação responde às necessidades crescentes da administração pública de integrar ferramentas e estratégias modernas, fomentando uma gestão pública mais eficiente, transparente e voltada para as reais necessidades dos cidadãos, promovendo o uso inteligente dos recursos disponíveis.

A formação avançada em Gestão e Segmentação de Utilizadores pretende:

1. Dotar os profissionais, que atuam ou pretendem atuar na gestão pública ou privada, de competências técnicas e científicas que permitam otimizar o desempenho e a eficácia das suas atividades. Esta capacitação oferece ferramentas para compreender melhor o público alvo, planear estratégias eficazes e personalizar a comunicação e os serviços prestados;

2. Garantir um aprofundamento de conhecimentos sobre os princípios e as técnicas de gestão e de segmentação de utilizadores. A formação abordará práticas como a identificação de perfis de utilizadores, o uso de dados para segmentação estratégica, a gestão de bases de dados de cidadãos/utentes e a implementação de campanhas direcionadas e eficazes.

3. Assegurar um domínio mais profundo sobre as ferramentas e as metodologias de análise de dados aplicadas à segmentação. Serão explorados conceitos como a gestão do ciclo de vida do utilizador, a análise de métricas para monitorar e ajustar estratégias em tempo real, promovendo a melhoria contínua dos serviços.

4. Enfatizar a importância da personalização e da inclusão nas estratégias de segmentação. A formação incidirá sobre como garantir que diferentes grupos de utilizadores, incluindo os mais vulneráveis ou em situações de exclusão, sejam contemplados nas abordagens, promovendo a equidade no acesso aos serviços e informações.

5. Oferecer ferramentas para compreender melhor o público-alvo, planear estratégias eficazes e personalizar a comunicação e os serviços prestados.

 

  • Dirigentes em cargos de direção superior
  • Dirigentes em cargos de direção intermédia
  • Trabalhadores da carreira geral de técnico superior

Módulo 1. Fundamentos da segmentação (4 horas)

1.1.Definição e importância da segmentação

1.2.Estratégias de segmentação

1.3.Definição do mercado-alvo 

Módulo 2. Ferramentas e métodos de segmentação (5 horas)

2.1. Métodos qualitativos e quantitativos

2.Descoberta de conhecimento em bases de dados 

Módulo 3.Exemplificação de casos de exploração prática das fontes de informação (5 horas)

3.1. Aplicações práticas de segmentação

3.2. Implementação de CRM

É necessário concluir pelo menos 2 atividades da componente prático-laboratorial para obter o certificado.

É obrigatória a frequência de 80% das aulas para obter o certificado.

  • Orientação para a Mudança e Inovação
  • Orientação para Resultados
  • Análise Crítica e Resolução de Problemas

280€

50% do valor da propina financiado por bolsa concedida pelo INA, I. P. no âmbito do PRR + 50% da propina suportado pela entidade empregadora ou pelo formando.

50% do valor da propina financiado por bolsa concedida pelo INA, I. P. no âmbito do PRR.

Caso o formando não conclua o curso com sucesso, tem de proceder ao reembolso, ao INA, do valor correspondente à bolsa PRR.

Inscrição

Formador/a

Cátia Crespo

Licenciada em Economia, Mestre em Economia Internacional e Doutorada em Gestão, com a especialidade em Marketing e Gestão de Negócios Internacionais pelo ISEG, Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Professora Adjunta na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria. Coordenadora do CARME, Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia.

Formação no âmbito do Consórcio IP>AP

Curso em parceria com:

Financiado por:

Descarregar PDF Regulamento da Formação PDF

Área de Formação: Competências Digitais

Área temática: Formação Avançada

Duração: 14 horas

Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)


Demonstrar Interesse

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Última atualização: 26 de março, 2025