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Governação e Práticas de Inovação

  • Refletir sobre o papel do estado no incentivo à Inovação
  • Identificar os normativos legais de suporte à inovação
  • Referenciar os instrumentos de política pública disponíveis ao incremento da inovação
  • Reconhecer a importância da Inovação enquanto alavanca de competitividade do setor público e geradora de valor
  • Refletir sobre o papel do líder enquanto impulsionador e gestor da inovação
  • Identificar práticas para o incremento da inovação em contexto organizacional
  • Desenvolver estratégias de projetos de inovação, com vista à melhoria dos serviços públicos, capazes de acompanhar, antecipar responder a mudanças emergentes
  • Identificar os recursos e processos operacionais que envolve a estratégia de inovação
  • Utilizar tecnologias emergentes para alavancar processos de inovação
  • Aplicar metodologias de monitorização e avaliação de resultados e de impactos da estratégia de inovação

  • Dirigentes em cargos de direção intermédia
  • Dirigentes em cargos de direção superior
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente técnico
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente operacional
  • Trabalhadoras/es das carreiras especiais

1. O papel do Estado no incentivo à Inovação

1.1. Normativos legais de suporte à Inovação

1.2. Estratégia para a Inovação e Modernização do Estado e da Administração Pública 2020-2023

1.3. O papel das políticas públicas no acompanhamento da Inovação

1.4. Instrumentos de política pública à inovação

1.5. Difusão/disseminação de conhecimento

2. Inovação na Gestão organizacional e Serviço Público

2.1. Conceito de “Inovação”

2.2. O papel da Inovação na sustentabilidade das organizações

2.3. Inovação enquanto cultura organizacional

2.4. O papel do líder no estímulo e gestão da inovação

2.5. Gerir riscos e barreiras à inovação

2.6. Práticas para o incremento da inovação

3. Inovação Estratégica

3.1. Gerir em contextos de incerteza (VUCA e BANI) – manter ou inovar?

3.2. Análise prospetiva e do contexto envolvente (mercado, stakeholders, oportunidades de negócio)

3.3. Tipos de estratégia de inovação (Proativa; Reativa; Passiva; Inovação Aberta; Diversificação)

3.4. Definir a Estratégia da Inovação – Gestão dos processos operacionais

3.4.1. Definir o propósito do valor; identificar oportunidades; planear objetivos, desenvolver soluções e implementar soluções

3.4.2. Gestão estratégica de Recursos Organizacionais

3.4.3. Financiamento e implementação de projetos de inovação

3.4.4. Monitorizar e avaliar resultados e impactos

4. Tecnologias e Estratégias de gestão da Inovação

4.1. Tecnologias emergentes como alavanca de inovação

4.2. Metodologia Agile

4.3. Intraempreendedorismo

4.4. Redes colaborativas de inovação

5. Ferramentas de Inovação

5.1. Mínimo Produto Viável

5.2. Design Thinking

5.3. Canvas

5.4. Mapa de empatia

5.5. Benchmarking

5.6. Brainstorming

6. Exercício Prático adaptado ao contexto profissional

6.1. Conceção de proposta de estratégia de inovação, adaptado ao seu contexto profissional (organizacional ou de criação/melhoria de serviços públicos)

  • Orientação para a Mudança e Inovação
  • Visão Estratégica
  • Orientação para o Serviço Público

140€

Inscrição

Formador/a

Joana Mendonça

Descarregar PDF Regulamento da Formação PDF

Área de Formação: Inovação

Área temática: Inovação

Percurso(s): Inovação em Contexto Público

Duração: 14 horas

Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)


Demonstrar Interesse

Última atualização: 29 de Outubro, 2024