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Liderança AGILE

  • Identificar o conceito de Agile
  • Reconhecer a importância dos princípios do Manifesto Agile
  • Identificar de que forma a agilidade pode enriquecer o desempenho pessoal, da equipa e da organização, em contexto público
  • Definir o mindset do Líder Agile
  • Empregar os papeis e estilos de liderança a ambientes, desafios e pessoas
  • Aplicar metodologias de trabalho em equipa, com recurso a ferramentas ágeis que permitem acelerar o desenvolvimento e o desempenho, individual e coletivo
  • Aplicar os princípios Agile em espaço de trabalho colaborativo, em múltiplas parcerias, capitalizando a diversidade e fomentando a inclusão, para novos e melhorados produtos, soluções e serviços
  • Definir um roteiro para o desenvolvimento de uma liderança Agile e a evolução de uma equipa/organização, com reforço da sua dinâmica e flexibilidade

  • Dirigentes em cargos de direção intermédia
  • Dirigentes em cargos de direção superior
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
  • Trabalhadoras/es das carreiras especiais

1. A realidade VUCA e BANI do setor público

1.1. O contexto VUCA (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade)

1.2. O Contexto BANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível)

1.3. O conceito de Agile

1.4. A inevitabilidade da mudança e da transformação: de observador a ator

2. Agile como alavanca da transformação organizacional

2.1. A origem do conceito

2.2. Os 12 Princípios do Manifesto Agile

2.3. Agilidade organizacional – o que é?

2.4. Agilidade organizacional – como? 

2.5. Traços comuns das organizações Agile

2.6. Casos de Estudo: entidades públicas e privadas que implementaram com sucesso a agilidade organizacional

2.7. Barreiras à agilidade

3. A Filosofia Agile na Administração Pública

3.1. O mindset Agile

3.2. A cultura Agile

3.3. Desenvolver a mentalidade Agile

3.4. Planear a transformação para a cultura Agile

3.5. A importância da liderança Agile

4. Liderança Agile em ação

4.1. Visão integrada, prospetiva e estratégia

4.2. Propósito, foco nos resultados e no valor público 

4.3. Aceleração do desenvolvimento de pessoas e de equipas

4.4. Experimentação e melhoria contínua

4.5. Inovação e flexibilidade

4.6. Colaboração e parceria

4.7. Sustentabilidade

5. Ferramentas para a Liderança Agile

5.1. Gestão de equipas e de projetos

5.2. Metodologias de trabalho Agile (Scrum, Kanban).

5.3. Desenvolvimento de produtos e serviços com design thinking.

6. Roteiro para a agilidade e transformação

6.1. Avaliação Agile (avaliação da maturidade Agile de equipas e de organizações)

6.2. Roteiro para o autodesenvolvimento Agile

6.3. Roteiro para o desenvolvimento Agile da equipa/organização

  • Organização, Planeamento e Gestão de Projetos
  • Liderança
  • Coordenação de Equipas
  • Gestão do Conhecimento

210€

Inscrição

Formador/a

Carmen Almeida

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Área de Formação: Liderança

Área temática: Liderança

Percurso(s): Liderança em Contexto Público | Liderança de Pessoas e de Equipas

Duração: 21 horas

Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)


Demonstrar Interesse

Última atualização: 29 de Outubro, 2024