- Identificar o conceito de Agile
- Reconhecer a importância dos princípios do Manifesto Agile
- Identificar de que forma a agilidade pode enriquecer o desempenho pessoal, da equipa e da organização, em contexto público
- Definir o mindset do Líder Agile
- Empregar os papeis e estilos de liderança a ambientes, desafios e pessoas
- Aplicar metodologias de trabalho em equipa, com recurso a ferramentas ágeis que permitem acelerar o desenvolvimento e o desempenho, individual e coletivo
- Aplicar os princípios Agile em espaço de trabalho colaborativo, em múltiplas parcerias, capitalizando a diversidade e fomentando a inclusão, para novos e melhorados produtos, soluções e serviços
- Definir um roteiro para o desenvolvimento de uma liderança Agile e a evolução de uma equipa/organização, com reforço da sua dinâmica e flexibilidade
- Dirigentes em cargos de direção intermédia
- Dirigentes em cargos de direção superior
- Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
- Trabalhadoras/es das carreiras especiais
1. A realidade VUCA e BANI do setor público
1.1. O contexto VUCA (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade)
1.2. O Contexto BANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível)
1.3. O conceito de Agile
1.4. A inevitabilidade da mudança e da transformação: de observador a ator
2. Agile como alavanca da transformação organizacional
2.1. A origem do conceito
2.2. Os 12 Princípios do Manifesto Agile
2.3. Agilidade organizacional – o que é?
2.4. Agilidade organizacional – como?
2.5. Traços comuns das organizações Agile
2.6. Casos de Estudo: entidades públicas e privadas que implementaram com sucesso a agilidade organizacional
2.7. Barreiras à agilidade
3. A Filosofia Agile na Administração Pública
3.1. O mindset Agile
3.2. A cultura Agile
3.3. Desenvolver a mentalidade Agile
3.4. Planear a transformação para a cultura Agile
3.5. A importância da liderança Agile
4. Liderança Agile em ação
4.1. Visão integrada, prospetiva e estratégia
4.2. Propósito, foco nos resultados e no valor público
4.3. Aceleração do desenvolvimento de pessoas e de equipas
4.4. Experimentação e melhoria contínua
4.5. Inovação e flexibilidade
4.6. Colaboração e parceria
4.7. Sustentabilidade
5. Ferramentas para a Liderança Agile
5.1. Gestão de equipas e de projetos
5.2. Metodologias de trabalho Agile (Scrum, Kanban).
5.3. Desenvolvimento de produtos e serviços com design thinking.
6. Roteiro para a agilidade e transformação
6.1. Avaliação Agile (avaliação da maturidade Agile de equipas e de organizações)
6.2. Roteiro para o autodesenvolvimento Agile
6.3. Roteiro para o desenvolvimento Agile da equipa/organização
- Organização, Planeamento e Gestão de Projetos
- Liderança
- Coordenação de Equipas
- Gestão do Conhecimento
210€
Inscrição
Formador/a
Carmen Almeida
Área de Formação: Liderança
Área temática: Liderança
Percurso(s): Liderança em Contexto Público | Liderança de Pessoas e de Equipas
Duração: 21 horas
Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)
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Última atualização: 29 de Outubro, 2024