- Identificar modelos de redes colaborativas
- Selecionar o modelo de cooperação que mais se adequa à estratégia da organização, com o propósito de melhoria da gestão e do serviço público
- Selecionar e aplicar as estratégias mais adequadas para o desenvolvimento e a gestão de redes colaborativas
- Conceber um plano de networking com vista ao estabelecimento de contactos e de novas oportunidades
- Gerir redes colaborativas, selecionando o tipo e modelo de gestão mais adequado
- Liderar projetos transversais e de cooperação, nacional e internacional
- Conceber roteiro de atuação para a implementação de redes colaborativas
- Dirigentes em cargos de direção intermédia
- Dirigentes em cargos de direção superior
- Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
- Trabalhadoras/es das carreiras especiais
- Que pretendam:
- Potenciar o desenvolvimento da sua entidade pública, através da criação de redes colaborativas e/ou de parcerias, que permitam mobilizar recursos e conhecimento para a Administração Pública, com vista à consecução da eficácia, da eficiência e da qualidade do serviço público
- Reforçar as suas competências em liderança no âmbito do da conceção, desenvolvimento e implementação de projetos em parceria, entre entidades dos setores público, privado, social e da academia
- Responsáveis pela gestão e/ou coordenação de projetos ou de processos de mudança
1. Contexto de trabalho em redes nas entidades públicas
1.1. Conceito de redes colaborativas
1.2. Tipos de redes colaborativas
1.3. Relevância das redes colaborativas em contextos de mudança célere e de exigência acrescida
1.4. Influência das redes colaborativas na criação de valor público
1.5. Gestão em rede enquanto estratégia organizacional
1.6. Rede colaborativas para o desenvolvimento sustentável
2. Tipologia de redes colaborativas
2.1. Modelos de cooperação: bilateral, multilateral, pública e privada, consórcio, outsourcing, parcerias, pontuais, técnica, financeira, civil-militar, etc.
2.2. Modelos de gestão de redes: centralizada e descentralizada
2.3. Desafios das redes colaborativas: vantagens, oportunidades e riscos associados
3. Liderança de projetos em rede
3.1. Papel do líder na dinamização de redes e parceria (planear, coordenar, monitorizar e avaliar)
3.2. Estratégias de negociação em projetos em rede
3.3. Compromissos e acordos
3.4. Gestão das relações em redes colaborativas (propósitos partilhados, relações de confiança e alinhamento de papéis e responsabilidades)
3.5. Equipas multiculturais e em projetos em rede
3.6. Redes colaborativas e parcerias (Indicadores e mecanismos de acompanhamento e controlo de resultados)
4. Estratégias para desenvolvimento de redes de colaboração
4.1. Networking
4.2. Plano de networking
5. Gestão de Projetos em Rede
5.1. Redes internacionais enquanto alavanca do sistema nacional de inovação
5.2. Projetos transversais para a inovação
5.3. Cooperação internacional enquanto vetor de política externa
5.4. Projetos de cooperação internacional
6. Exercício prático em contexto profissional – melhoria da gestão e serviço público através de redes de colaboração
6.1. Estratégia organizacional
6.2. Tipo de rede e modelo de colaboração a seguir
6.3. Roteiro de implementação de redes colaborativas e parcerias
- Orientação para a Mudança e Inovação
- Liderança
- Negociação e Influência
- Organização, Planeamento e Gestão de Projetos
- Representação Institucional
210€
Inscrição
Formador/a
Andreia Vitoria
Área de Formação: Liderança
Área temática: Liderança
Percurso(s): Liderança em Contexto Público | Liderança de Redes
Duração: 21 horas
Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)
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Última atualização: 30 de Outubro, 2024