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Liderança e Gestão de Equipas

  • Identificar o conceito de liderança e reconhecer a sua importância para o funcionamento organizacional
  • Diferenciar e relacionar os conceitos de liderança e gestão
  • Interpretar a liderança situacional e a sua aplicabilidade aos diferentes estágios de maturidade da equipa
  • Adaptar estilos de liderança e de gestão às diferentes equipas
  • Identificar e adaptar os estilos comunicacionais aos diferentes perfis da equipa
  • Identificar e adequar estratégias motivacionais em função dos perfis individuais e da equipa
  • Identificar os diferentes tipos, origens e efeitos dos conflitos no ambiente de trabalho,
  • Aplicar estratégias de prevenção e resolução de conflitos de forma cnstrutiva, promovendo um ambiente colaborativo
  • Definir objetivos e planos de ação para organizar e coordenador o trabalho da equipa 
  • Implementar ferramentas e metodologias de gestão, com vista a otimizar a eficiência operacional da equipa
  • Diferenciar as fases do processo de formação das equipas de alto rendimento, e as estratégias necessárias para manter e potenciar o dsempenho dessas equipas
  • Conceber um roteiro de autodesenvolvimento em liderança (pontos fortes e a desenvolver em liderança e gestão de equipas, e conceção de plano de ação)

  • Dirigentes em cargos de direção intermédia
  • Dirigentes em cargos de direção superior
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
  • Trabalhadoras/es das carreiras especiais

1. Fundamentos da liderança e gestão de Equipas – o que é liderar e gerir

1.1. Conceito de liderança

1.2. Liderança e gestão

1.3. Cultural organizacional

1.4. Estilos de liderança em diferentes contextos organizacionais – Liderança situacional

1.5. Criar a visão, missão, propósito e objetivos partilhados

2. Tipos de equipas e estágios de maturidade – diversidade de modelos de organização e de equipas 

2.1. Tipos de equipas

2.2. Etapas de desenvolvimento das equipas

2.3. Curva de desempenho das equipas

2.4. Determinantes de eficácia das equipas

2.5. Desafios de liderança e de gestão de diferentes equipas 

3. Comunicação – comunicar com impacto

3.1. Estilos comunicacionais

3.2. Adaptação dos estilos comunicacionais a diferentes perfis 

3.3. Influência positiva e superação de barreiras relacionais

3.4. Transmissão e receção de feedback construtivos

3.5. Comunicação para a dinamização de uma equipa de trabalho – fomento da confiança e cooperação

4. Motivação – mobilizar pessoas e equipas

4.1. Motivação e liderança

4.2. Motivação e gestão da diversidade

4.3. Envolvimento, participação e implicação dos elementos da equipa

4.4. Dinamização de climas sociais positivos e motivadores, propícios à eficiência e eficácia

4.5. Coaching e mentoring, para o desenvolvimento

5. Conflitos – prevenir e resolver problemas e conflitos

5.1. Conflitos – tipos, origens e efeitos

5.2. Estratégias de prevenção e resolução de conflitos

5.3. Mudança de comportamentos indesejáveis e reforço de comportamentos desejáveis

5.4. Assertividade e negociação integrativa

5.5. Tomada de decisão e solução de problemas e conflitos em equipa

6. Ferramentas de gestão de equipas – gerir operacionalmente equipas

6.1. Definição de objetivos e de planos de ação

6.2. Organização e coordenação do trabalho em equipa

6.3. Gestão do tempo/de prioridades

6.4. Gestão de desempenho/performance

6.5. Delegação  

6.6. Preparação, condução e avaliação de reuniões de trabalho, presenciais e remotas

6.7. Manifesto agile

6.8. Metodologias kaizen e lean

7. Equipas de alto rendimento – potenciar equipas ganhadoras para organizações sustentáveis 

7.1. Processo de formação de equipas de alto rendimento/desempenho

7.2. Manutenção e evolução no patamar de alto rendimento

7.3. Gestão do conhecimento

7.4. Inovação, mudança e transformação

7.5. Flexibilidade e resiliência

8. Desenvolvimento em liderança e gestão de equipas – autodesenvolver-se em liderança e gestão

8.1. Autodiagnóstico em liderança e gestão – conhecer-se a si próprio

8.2. Neurociência, inteligência emocional e inteligência artificial, ao serviço da liderança e da gestão  

8.3. Roteiro para o autodesenvolvimento – gerir a própria evolução

  • Liderança
  • Coordenação de Equipas
  • Comunicação
  • Orientação para Inclusão

280€

Inscrição

Formador/a

Ricardo Fortes da Costa

Descarregar PDF Regulamento da Formação PDF

Área de Formação: Liderança

Área temática: Liderança

Percurso(s): Liderança em Contexto Público | Liderança de Pessoas e de Equipas

Duração: 28 horas

Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)


Demonstrar Interesse

Última atualização: 29 de Outubro, 2024