- Identificar o conceito de liderança e reconhecer a sua importância para o funcionamento organizacional
- Diferenciar e relacionar os conceitos de liderança e gestão
- Interpretar a liderança situacional e a sua aplicabilidade aos diferentes estágios de maturidade da equipa
- Adaptar estilos de liderança e de gestão às diferentes equipas
- Identificar e adaptar os estilos comunicacionais aos diferentes perfis da equipa
- Identificar e adequar estratégias motivacionais em função dos perfis individuais e da equipa
- Identificar os diferentes tipos, origens e efeitos dos conflitos no ambiente de trabalho,
- Aplicar estratégias de prevenção e resolução de conflitos de forma cnstrutiva, promovendo um ambiente colaborativo
- Definir objetivos e planos de ação para organizar e coordenador o trabalho da equipa
- Implementar ferramentas e metodologias de gestão, com vista a otimizar a eficiência operacional da equipa
- Diferenciar as fases do processo de formação das equipas de alto rendimento, e as estratégias necessárias para manter e potenciar o dsempenho dessas equipas
- Conceber um roteiro de autodesenvolvimento em liderança (pontos fortes e a desenvolver em liderança e gestão de equipas, e conceção de plano de ação)
- Dirigentes em cargos de direção intermédia
- Dirigentes em cargos de direção superior
- Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
- Trabalhadoras/es das carreiras especiais
1. Fundamentos da liderança e gestão de Equipas – o que é liderar e gerir
1.1. Conceito de liderança
1.2. Liderança e gestão
1.3. Cultural organizacional
1.4. Estilos de liderança em diferentes contextos organizacionais – Liderança situacional
1.5. Criar a visão, missão, propósito e objetivos partilhados
2. Tipos de equipas e estágios de maturidade – diversidade de modelos de organização e de equipas
2.1. Tipos de equipas
2.2. Etapas de desenvolvimento das equipas
2.3. Curva de desempenho das equipas
2.4. Determinantes de eficácia das equipas
2.5. Desafios de liderança e de gestão de diferentes equipas
3. Comunicação – comunicar com impacto
3.1. Estilos comunicacionais
3.2. Adaptação dos estilos comunicacionais a diferentes perfis
3.3. Influência positiva e superação de barreiras relacionais
3.4. Transmissão e receção de feedback construtivos
3.5. Comunicação para a dinamização de uma equipa de trabalho – fomento da confiança e cooperação
4. Motivação – mobilizar pessoas e equipas
4.1. Motivação e liderança
4.2. Motivação e gestão da diversidade
4.3. Envolvimento, participação e implicação dos elementos da equipa
4.4. Dinamização de climas sociais positivos e motivadores, propícios à eficiência e eficácia
4.5. Coaching e mentoring, para o desenvolvimento
5. Conflitos – prevenir e resolver problemas e conflitos
5.1. Conflitos – tipos, origens e efeitos
5.2. Estratégias de prevenção e resolução de conflitos
5.3. Mudança de comportamentos indesejáveis e reforço de comportamentos desejáveis
5.4. Assertividade e negociação integrativa
5.5. Tomada de decisão e solução de problemas e conflitos em equipa
6. Ferramentas de gestão de equipas – gerir operacionalmente equipas
6.1. Definição de objetivos e de planos de ação
6.2. Organização e coordenação do trabalho em equipa
6.3. Gestão do tempo/de prioridades
6.4. Gestão de desempenho/performance
6.5. Delegação
6.6. Preparação, condução e avaliação de reuniões de trabalho, presenciais e remotas
6.7. Manifesto agile
6.8. Metodologias kaizen e lean
7. Equipas de alto rendimento – potenciar equipas ganhadoras para organizações sustentáveis
7.1. Processo de formação de equipas de alto rendimento/desempenho
7.2. Manutenção e evolução no patamar de alto rendimento
7.3. Gestão do conhecimento
7.4. Inovação, mudança e transformação
7.5. Flexibilidade e resiliência
8. Desenvolvimento em liderança e gestão de equipas – autodesenvolver-se em liderança e gestão
8.1. Autodiagnóstico em liderança e gestão – conhecer-se a si próprio
8.2. Neurociência, inteligência emocional e inteligência artificial, ao serviço da liderança e da gestão
8.3. Roteiro para o autodesenvolvimento – gerir a própria evolução
- Liderança
- Coordenação de Equipas
- Comunicação
- Orientação para Inclusão
280€
Inscrição
Formador/a
Ricardo Fortes da Costa
Área de Formação: Liderança
Área temática: Liderança
Percurso(s): Liderança em Contexto Público | Liderança de Pessoas e de Equipas
Duração: 28 horas
Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)
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Última atualização: 29 de Outubro, 2024