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Liderança para a Eficiência Operacional nos Serviços Públicos

  • Explicar a eficiência operacional
  • Identificar estratégias, sistemas e ferramentas de eficiência operacional
  • Identificar a estratégia/ferramenta a utilizar em determinado contexto
  • Aplicar estratégias de gestão operacional na organização/equipa
  • Aplicar metodologias de trabalho para preparação e condução da eficiência operacional na organização/equipa
  • Definir um plano de ação para a eficiência operacional da organização ou da equipa

  • Dirigentes em cargos de direção intermédia
  • Dirigentes em cargos de direção superior
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
  • Trabalhadoras/es das carreiras especiais
  • Que pretendam: 
    • Potenciar as suas competências em liderança e impulsionar processos de mudança, desenvolvendo novas abordagens e aplicando metodologias que conduzam à eficiência operacional dos serviços
    • Fomentar as capacidades, a autonomia e a eficácia das suas equipas na realização das atividades e na melhoria dos serviços que produzem
    • Contribuir para uma organização pública mais dinâmica para se adaptar a ambientes voláteis e intempestivos e produzir respostas alinhadas com as necessidades e expectativas dos seus destinatários
  • Responsáveis pela gestão e/ou coordenação de projetos ou de processos de mudança

1. Eficiência operacional: conceito, benefícios e desafios

1.1. Conceito de eficiência operacional

1.2. Importância da eficiência operacional nos serviços públicos

1.3. Benefícios e desafios associados à eficiência operacional

2. Estratégias, sistemas e ferramentas de eficiência operacional

2.1. Estratégias e ferramentas e compreensão das suas características, benefícios e desafios

2.2. Mapeamento de processos

2.3. Gestão de projetos e metodologias ágeis

2.4. Lean Management e Six Sigma

2.5. Gestão da Qualidade e melhoria contínua

3. Estratégias e ferramentas ao contexto

3.1. Análise de contexto e diagnóstico: análise de stakeholders e análise de dados e indicadores relevantes

3.2. Critérios para selecionar a estratégia/ferramenta adequada a determinado contexto

3.3. Estudos de caso e exemplos práticos

4. Liderança para a eficiência operacional

4.1. Papel dos líderes na promoção da eficiência operacional nos serviços públicos

4.2. Competências de liderança: comunicação, delegação, motivação de pessoas e equipas, gestão de conflitos, tomada de decisão

4.3. Liderança inspiradora, motivadora e orientada para resultados

5. Abordagens e métodos para implementação da eficiência operacional na organização

5.1. Indicadores e estabelecimento de metas

5.2. Processo de monitorização e avaliação

5.3. Análise de resultados, identificação de oportunidades de melhoria e implementação de ações corretivas

6. Planeamento para a eficiência operacional na organização/equipa

6.1. Cultura de melhoria contínua, inovação, responsabilização e compromisso com a eficiência operacional

6.2. Capacitação de equipas para a eficiência operacional

6.3. Processos de mudança organizacional e os seus desafios

6.4. Plano de ação para implementação da eficiência operacional na organização/equipa

  • Orientação para a Mudança e Inovação
  • Orientação para Resultados
  • Liderança
  • Organização, Planeamento e Gestão de Projetos
  • Gestão e Direção de Organização

210€

Inscrição

Formador/a

António João Pina da Costa Feliciano Abreu

Antes de ter iniciado a carreira acadêmica em 1998, teve uma carreira industrial desde 1992 na indústria com cargos de gestão. Concluiu o doutoramento em 2007 e o Título de Agregação em 2020, em Engenharia Industrial.

É membro de várias associações internacionais como por exemplo: IFAC no TC5.3 Enterprise Integration & Networking, ISO / TC 258, INSTICC – Instituto de Sistemas e Tecnologias de Informação, Controle e Comunicação. É ainda cofundador da SOCOLNET (Society of Collaborative Networks).

Como investigador, tem estado envolvido em vários projetos de investigação de âmbito nacional como europeu. Participa na organização e integra as comissões científicas de várias conferências nacionais e internacionais. É membro do conselho de revisão e do conselho editorial de várias revistas internacionais.

É autor e co-autor de mais de 130 trabalhos publicados em livros, revistas e atas de conferências na área de logística, gestão de projetos, gestão da qualidade, inovação aberta, gestão do risco e gestão lean.

Descarregar PDF Regulamento da Formação PDF

Área de Formação: Liderança

Área temática: Liderança

Percurso(s): Liderança em Contexto Público | Liderança de Organizações

Duração: 21 horas

Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)


Demonstrar Interesse

Última atualização: 6 de Novembro, 2024