- Explicar a eficiência operacional
- Identificar estratégias, sistemas e ferramentas de eficiência operacional
- Identificar a estratégia/ferramenta a utilizar em determinado contexto
- Aplicar estratégias de gestão operacional na organização/equipa
- Aplicar metodologias de trabalho para preparação e condução da eficiência operacional na organização/equipa
- Definir um plano de ação para a eficiência operacional da organização ou da equipa
- Dirigentes em cargos de direção intermédia
- Dirigentes em cargos de direção superior
- Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
- Trabalhadoras/es das carreiras especiais
- Que pretendam:
- Potenciar as suas competências em liderança e impulsionar processos de mudança, desenvolvendo novas abordagens e aplicando metodologias que conduzam à eficiência operacional dos serviços
- Fomentar as capacidades, a autonomia e a eficácia das suas equipas na realização das atividades e na melhoria dos serviços que produzem
- Contribuir para uma organização pública mais dinâmica para se adaptar a ambientes voláteis e intempestivos e produzir respostas alinhadas com as necessidades e expectativas dos seus destinatários
- Responsáveis pela gestão e/ou coordenação de projetos ou de processos de mudança
1. Eficiência operacional: conceito, benefícios e desafios
1.1. Conceito de eficiência operacional
1.2. Importância da eficiência operacional nos serviços públicos
1.3. Benefícios e desafios associados à eficiência operacional
2. Estratégias, sistemas e ferramentas de eficiência operacional
2.1. Estratégias e ferramentas e compreensão das suas características, benefícios e desafios
2.2. Mapeamento de processos
2.3. Gestão de projetos e metodologias ágeis
2.4. Lean Management e Six Sigma
2.5. Gestão da Qualidade e melhoria contínua
3. Estratégias e ferramentas ao contexto
3.1. Análise de contexto e diagnóstico: análise de stakeholders e análise de dados e indicadores relevantes
3.2. Critérios para selecionar a estratégia/ferramenta adequada a determinado contexto
3.3. Estudos de caso e exemplos práticos
4. Liderança para a eficiência operacional
4.1. Papel dos líderes na promoção da eficiência operacional nos serviços públicos
4.2. Competências de liderança: comunicação, delegação, motivação de pessoas e equipas, gestão de conflitos, tomada de decisão
4.3. Liderança inspiradora, motivadora e orientada para resultados
5. Abordagens e métodos para implementação da eficiência operacional na organização
5.1. Indicadores e estabelecimento de metas
5.2. Processo de monitorização e avaliação
5.3. Análise de resultados, identificação de oportunidades de melhoria e implementação de ações corretivas
6. Planeamento para a eficiência operacional na organização/equipa
6.1. Cultura de melhoria contínua, inovação, responsabilização e compromisso com a eficiência operacional
6.2. Capacitação de equipas para a eficiência operacional
6.3. Processos de mudança organizacional e os seus desafios
6.4. Plano de ação para implementação da eficiência operacional na organização/equipa
- Orientação para a Mudança e Inovação
- Orientação para Resultados
- Liderança
- Organização, Planeamento e Gestão de Projetos
- Gestão e Direção de Organização
210€
Inscrição
Formador/a
António João Pina da Costa Feliciano Abreu
Antes de ter iniciado a carreira acadêmica em 1998, teve uma carreira industrial desde 1992 na indústria com cargos de gestão. Concluiu o doutoramento em 2007 e o Título de Agregação em 2020, em Engenharia Industrial.
É membro de várias associações internacionais como por exemplo: IFAC no TC5.3 Enterprise Integration & Networking, ISO / TC 258, INSTICC – Instituto de Sistemas e Tecnologias de Informação, Controle e Comunicação. É ainda cofundador da SOCOLNET (Society of Collaborative Networks).
Como investigador, tem estado envolvido em vários projetos de investigação de âmbito nacional como europeu. Participa na organização e integra as comissões científicas de várias conferências nacionais e internacionais. É membro do conselho de revisão e do conselho editorial de várias revistas internacionais.
É autor e co-autor de mais de 130 trabalhos publicados em livros, revistas e atas de conferências na área de logística, gestão de projetos, gestão da qualidade, inovação aberta, gestão do risco e gestão lean.
Área de Formação: Liderança
Área temática: Liderança
Percurso(s): Liderança em Contexto Público | Liderança de Organizações
Duração: 21 horas
Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)
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Última atualização: 6 de Novembro, 2024