- Enquadrar o papel da liderança na gestão da mudança e incerteza do setor público
- Identificar as diferenças e semelhanças entre liderança e gestão
- Explorar os elementos que contribuem para a construção da identidade de um líder sustentável
- Caracterizar os diferentes modelos de liderança e o modo como podem influenciar o desempenho das equipas, no contexto do Setor Público
- Adequar os modelos de liderança ao contexto, à equipa e aos objetivos estratégicos do Organismo Público
- Elaborar um plano de ação para aplicação dos modelos de liderança no contexto profissional
- Dirigentes em cargos de direção intermédia
- Dirigentes em cargos de direção superior
- Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
- Trabalhadoras/es das carreiras especiais
1. O papel da liderança na realidade VUCA/BANI do setor público
1.1. O contexto VUCA (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade) / BANI (frágil, ansioso, não-linear e incompreensível)
1.2. Liderança vs Gestão – diferenças e semelhanças
1.3. Liderança em tempos de mudança e incerteza
1.4. A importância de uma liderança eficiente e eficaz no setor público
2. A construção da identidade e da atuação de líder
2.1. Propósito da liderança (motivação para liderar)
2.2. Elementos que contribuem para a construção da identidade de um líder (valores pessoais, experiências de vida e estilo de liderança)
2.3. Características de liderança eficazes: Construir relacionamentos; desenvolver pessoas; liderar a mudança; inspirar outros; pensar criticamente; comunicar claramente; criar responsabilidade
3. Modelos de liderança Contemporânea – Como podem os líderes influenciar o desempenho das equipas do Setor Público
3.1. Liderança Situacional
3.2. Liderança Transformacional
3.3. Liderança orientado ao Desenvolvimento (coaching e mentoring)
3.4. Liderança Servidora
4. Aplicação dos Modelos de Liderança às equipas na Administração Pública
4.1. Adequação do(s) modelo(s) de liderança ao contexto, à equipa e aos objetivos estratégicos
4.2. Avaliação e monitorização do desempenho da liderança
5. Estudos de caso e exemplos práticos
5.1. Possibilidades de aplicação dos diferentes modelos de liderança: principais benefícios e desafios
5.2. Estudos de caso
6. Plano de Ação
6.1. Conceção de um plano de ação a aplicar no contexto profissional:
6.2. Seleção dos modelos de liderança mais adequados, em função da maturidade funcional da equipa e dos objetivos
6.3. Definição de ações a preconizar para implementação de modelo(s) de liderança à equipa
- Liderança
- Orientação para o Serviço Público
- Orientação para a Mudança e Inovação
- Visão Estratégica
210€
Inscrição
Formador/a
Nuno Pena
Área de Formação: Liderança
Área temática: Liderança
Percurso(s): Liderança em Contexto Público | Liderança de Pessoas e de Equipas
Duração: 21 horas
Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)
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Última atualização: 29 de Outubro, 2024