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Modelos de Liderança

  • Enquadrar o papel da liderança na gestão da mudança e incerteza do setor público
  • Identificar as diferenças e semelhanças entre liderança e gestão
  • Explorar os elementos que contribuem para a construção da identidade de um líder sustentável
  • Caracterizar os diferentes modelos de liderança e o modo como podem influenciar o desempenho das equipas, no contexto do Setor Público
  • Adequar os modelos de liderança ao contexto, à equipa e aos objetivos estratégicos do Organismo Público
  •  Elaborar um plano de ação para aplicação dos modelos de liderança no contexto  profissional

  • Dirigentes em cargos de direção intermédia
  • Dirigentes em cargos de direção superior
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
  • Trabalhadoras/es das carreiras especiais

1. O papel da liderança na realidade VUCA/BANI do setor público

1.1. O contexto VUCA (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade) / BANI (frágil, ansioso, não-linear e incompreensível)  

1.2. Liderança vs Gestão – diferenças e semelhanças

1.3. Liderança em tempos de mudança e incerteza

1.4. A importância de uma liderança eficiente e eficaz no setor público

2. A construção da identidade e da atuação de líder 

2.1. Propósito da liderança (motivação para liderar)

2.2. Elementos que contribuem para a construção da identidade de um líder (valores pessoais, experiências de vida e estilo de liderança)

2.3. Características de liderança eficazes: Construir relacionamentos; desenvolver pessoas; liderar a mudança; inspirar outros; pensar criticamente; comunicar claramente; criar responsabilidade

3. Modelos de liderança Contemporânea – Como podem os líderes influenciar o desempenho das equipas do Setor Público

3.1. Liderança Situacional

3.2. Liderança Transformacional

3.3. Liderança orientado ao Desenvolvimento (coaching e mentoring)

3.4. Liderança Servidora

4. Aplicação dos Modelos de Liderança às equipas na Administração Pública

4.1. Adequação do(s) modelo(s) de liderança ao contexto, à equipa e aos objetivos estratégicos

4.2. Avaliação e monitorização do desempenho da liderança

5. Estudos de caso e exemplos práticos

5.1. Possibilidades de aplicação dos diferentes modelos de liderança:  principais benefícios e desafios

5.2. Estudos de caso

6. Plano de Ação

6.1. Conceção de um plano de ação a aplicar no contexto profissional: 

6.2. Seleção dos modelos de liderança mais adequados, em função da maturidade funcional da equipa e dos objetivos 

6.3. Definição de ações a preconizar para implementação de modelo(s) de liderança à equipa

  • Liderança
  • Orientação para o Serviço Público
  • Orientação para a Mudança e Inovação
  • Visão Estratégica

210€

Inscrição

Formador/a

Nuno Pena

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Área de Formação: Liderança

Área temática: Liderança

Percurso(s): Liderança em Contexto Público | Liderança de Pessoas e de Equipas

Duração: 21 horas

Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)


Demonstrar Interesse

Última atualização: 29 de Outubro, 2024