- Desenvolver competências essenciais em liderança, comunicação, gestão de equipes, gestão de riscos e tomada de decisões
- Aprender a aplicar técnicas e ferramentas de gestão de projetos de forma eficiente e eficaz
- Capacitar-se para enfrentar os desafios e exigências do mercado em constante mudança
- Contribuir para o sucesso e a entrega de projetos de forma consistente, otimizando recursos e alcançando resultados
- Desenvolver uma mentalidade orientada para a gestão de projetos, buscando a excelência na execução e controle das iniciativas
- Adquirir conhecimentos e habilidades em gestão de projetos de acordo com as melhores práticas estabelecidas pelo PM² e pela IPMA
- Preparar-se para obter uma certificação reconhecida na área de gestão de projetos, validando seus conhecimentos e habilidades
- Dirigentes em cargos de direção intermédia
- Dirigentes em cargos de direção superior
- Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
- Trabalhadoras/es das carreiras especiais
1. Certificações em Gestão de Projetos – Vantagens e desafios
2. Referencial IPMA – Individual Competence Baseline ( ICB 4)
2.1. Introdução
2.2. Elementos de Competência na área de Pessoas
2.3. Elementos de Competência na área de Práticas
2.4. Elementos de Competência na área de Prespetivas
2.5. Técnicas e Conhecimentos Especifcos em Gestão de Projetos, Programas e Portfólios
2.6. Simulação de Exame
3. Metoddologia PM2 (EU Project Management Methology)
3.1. Visão Geral
3.2. O Modelo de Governação do PM2 – Papéis e Responsabilidades
3.3. Os princípios e a aproximação do PM2
3.4. O ciclo de projeto segundo o PM2
3.5. Fase de Iniciação
3.6. Fase de Planeamento
3.7. Fase de Execução
3.8. Fase de Encerramento
3.9. Monitorização e Controlo
4. Simulação de Exame
- Orientação para Resultados
- Organização, Planeamento e Gestão de Projetos
- Análise Crítica e Resolução de Problemas
Inscrição
Formador/a
Pedro Engrácia
Presidente da APOGEP, a Associação Portuguesa de Gestão de Projetos, Perito internacional da ISO, HoD de Portugal, Presidente do ONS APOGEP – Organismo de Normalização Setorial em Gestão de Projetos, Programas e Portefólios e o anterior Presidente da CT175 – Comissão Técnica de Gestão de Projetos, Programas e Portefólios. É também o Project Owner do Observatório Português de Gestão de Projetos.
Atualmente é Subdiretor-Geral da Administração e do Emprego Público e integra a Bolsa de Peritos da CReSAP.
Com cerca de 20 anos de experiência em gestão de projetos, é licenciado em informática, MBA em Gestão de Projetos e possui ainda especializações em Gestão de Projetos, Gestão Pública, Engenharia de Software, Inovação Empresarial e Gestão de Equipas de Alto Desempenho.
Área de Formação: Interesse e Serviço Público
Área temática: Gestão de Projectos
Duração: 28 horas
Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)
Última atualização: 9 de Setembro, 2024