I. O Enquadramento das Funções Públicas
Módulo 1 | Direitos e deveres dos trabalhadores em funções públicas
- Identificar os principais elementos e atores do Estado português e respetivas funções
- Identificar os tipos de Administração Pública em Portugal e respetivos organismos
- Identificar as principais características dos diferentes movimentos de reforma da Administração Pública na Europa e em Portugal
Módulo 2 | Os direitos dos administrados
- Compreender o conteúdo e alcance principais direitos dos administrados, de existência transversal na Administração Pública portuguesa
- Sensibilizar os participantes para a obrigação de garantia destes direitos por parte da Administração Pública e para as condições do seu exercício por parte dos cidadãos
Módulo 3 | A orientação para o serviço público
- Compreender a evolução dos modelos de organização administrativa pública
- Conhecer e compreender as competências funcionais da carreira de técnico superior
- Conhecer e compreender os instrumentos deontológicos das organizações públicas
- Reconhecer as componentes da cultura organizacional pública
- Compreender o modelo atual de integridade organizacional na administração pública portuguesa
Módulo 4 | A inovação na gestão da administração pública
- Compreender o conceito da inovação e suas diferentes tipologias
- Demonstrar as diferentes etapas do processo de inovação
- Interpretar a relevância da inovação no quadro da AP
- Associar os diferentes catalisadores da inovação na AP
- Identificar práticas e técnicas de inovação no âmbito da AP
Módulo 5 | A consideração das políticas públicas
- Identificar as situações em que se justifica a intervenção do Estado na economia através de políticas públicas
- Conceber políticas públicas, identificando o seu enquadramento no processo de decisão política
- Avaliar políticas públicas, em termos da sua relevância, eficácia e eficiência, de acordo com as regras e boas práticas instituídas
- Sensibilizar para a exigência de uma comunicação transparente e visível dos meios utilizados e dos resultados alcançados pelas políticas públicas
- Apresentar casos concretos de políticas públicas
PF II. O Desempenho de Funções Públicas
Módulo 1 Direitos e deveres dos trabalhadores em funções públicas
- Detetar e avaliar os deveres associados a determinadas condutas dos trabalhadores no exercício de funções públicas
- Identificar e compreender os direitos dos trabalhadores em funções públicas
Módulo 2 Regime de Trabalho em Funções Públicas
- Identificar os principais marcos legislativos da laboralização do estatuto dos trabalhadores em funções públicas
- Assumir a importância e a necessidade do conhecimento do regime consagrado no Código do Trabalho para o qual remete a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas
- Conhecer os principais institutos jurídicos da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, colocando um articular enfoque na sua organização sistemática
- Interpretar e compreender o essencial do regime da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas que habilite à resolução das questões essenciais do regime nas mais diversas situações em que exercem funções
Módulo 3 Regime Financeiro e Contratação Pública
- Apreender conceitos e fundamentos do regime financeiro das administrações públicas, quanto às boas práticas de gestão orçamental, preparação e execução do orçamento e mecanismos de controlo
- Apreender e dominar conceitos e fundamentos da contratação pública
- Reconhecer os principais procedimentos de contratação pública e saber aplicá-los nas suas mais diversas fases
Módulo 4 Instrumentos de Gestão
- Definir o conceito de “instrumento de gestão” e relacionar com a necessidade de “prestação de contas” (accountability)
- Reconhecer o enquadramento legal dos principais instrumentos de gestão
- Caracterizar os principais instrumentos de gestão: Plano de Atividades (PA); Relatório de Atividades (RA); Balanço Social (BA) Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR); Orçamento; Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP)
- Averiguar, analisar e argumentar sobre a (eventual) tipificação de instrumentos gestão
- Associar os diferentes instrumentos de gestão e formulá-los de modo coerente para a obtenção dos resultados pretendidos nas organizações/serviços
Módulo 5 Segurança e Saúde no Trabalho
- Identificar as áreas com impacto na prevenção dos riscos para a saúde e segurança no trabalho
- Conhecer as actividades dos serviços de SST
- Conhecer os principais factores de risco ergonómicos e psicossociais
Módulo 6 Riscos de Corrupção e Infrações Conexas
- Reconhecer a importância dos Valores da Ética e a sua relação com as condutas de Integridade no exercício de funções públicas
- Conhecer e caracterizar os pressupostos de existência de Códigos de Ética e de Conduta, Manuais de Boas Práticas e Planos de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas e sua interligação
- Conhecer os cuidados metodológicos de elaboração, execução e acompanhamento de Planos de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas
- Trabalhadores em funções públicas integrados na carreira geral de técnico superior, colocados nos diversos órgãos ou serviços, na sequência de um procedimento de recrutamento centralizado
- Trabalhadores a integrar na carreira geral de técnico superior, recrutados através de outra modalidade de procedimento concursal
- Trabalhadores em funções públicas titulares de licenciatura, salvo quando integrados em carreira de grau de complexidade três que exija outra formação inicial obrigatória
Percurso Formativo I. O Enquadramento das Funções Públicas
1 – A Administração Pública no Quadro das Funções do Estado De Direito
2 – Os Direitos dos Administrados
3 – A Orientação para o Serviço público
4 – A Inovação na Gestão da Administração Pública
5 – A Consideração das Políticas Públicas
Percurso Formativo II. O Desempenho de Funções Públicas
1 – Direitos e Deveres dos Trabalhadores em Funções Públicas
2 – Regime de Trabalho em Funções Públicas
3 – Regime Financeiro e Contratação Pública
4 – Instrumentos de Gestão
5 – Segurança e Saúde no Trabalho
6 – Riscos de Corrupção e Infrações Conexas
- Orientação para o Serviço Público
- Orientação para a Mudança e Inovação
- Orientação para Resultados
- Análise Crítica e Resolução de Problemas
- Iniciativa
650€
Processo Seletivo
Trabalhadores em funções públicas, licenciados, com vínculo emprego público por tempo indeterminado
O CAT – Formação Inicial tem como objetivo proporcionar a formação inicial obrigatória que assegure elevados níveis de qualificação em domínios transversais a toda a Administração Pública e em domínios especializados para diferentes perfis profissionais. Nos termos atuais, a respetiva estruturação resulta da Portaria 231/2019, de 23 de julho, com a redação dada pela Portaria n.º107/2022, de 8 de março
Luís Mota
Diogo Calado
Rute Serra
Miguel Oliveira
Zorro Mendes
Maria João Ferreira
João Rodrigues
Rogério Peixoto
João da Silva Rolo
Ana Ramalho
Luís Conceição Freitas
António Maia
Área de Formação: Formação Obrigatória
Área temática: Formação Inicial
Duração: 65 horas
Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)
Última atualização: 28 de Outubro, 2024