Menu principal
Contacte-nos

Regime Geral de Prevenção da Corrupção

  • Caracterizar as circunstâncias dos conflitos de interesses e a importância da sua prevenção
  • Conhecer as principais tipologias criminais decorrentes dos conflitos de interesses – a fraude e a corrupção
  • Conhecer os principais elementos do quadro normativo da promoção da ética e da integridade nas organizações
  • Conhecer os instrumentos do Regime Geral de Prevenção da Corrupção, os seus propósitos e modo de articulação – o código de ética, o plano de prevenção de riscos de corrupção e infrações conexas, o canal de denúncias, os programas formativos para a integridade, e o responsável pelo cumprimento normativo

  • Dirigentes em cargos de direção intermédia
  • Dirigentes em cargos de direção superior
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente técnico
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente operacional
  • Trabalhadoras/es das carreiras especiais

1. A Ética, a Conduta e a Integridade no serviço público

1.1. A Ética como o conjunto dos valores fundamentais assumidos pelas organizações

1.2. A Conduta e a Integridade como concretização dos valores da Ética no funcionamento das organizações e consubstanciada na ação dos funcionários e colaboradores dos serviços

2. Referências normativas

2.1. Constituição da República Portuguesa

2.2. Carta Ética da Administração Pública

2.3. Código de boa conduta administrativa do Provedor de Justiça

2.4. Princípios do serviço público do Provedor de Justiça Europeu

2.5. Código de Processo Administrativo

2.6. Código Penal

3. Práticas contrárias à Ética e inadequadas à conduta nos serviços públicos

3.1. Caraterização das práticas contrárias à ação dos serviços (a fraude e a corrupção)

3.2. Fatores explicativos da corrupção – a oportunidade, o conflito de interesses e o perfil de integridade dos servidores públicos

3.3. Os crimes contra o Estado praticados no exercício de funções pública

4. Ética e gestão pública

4.1. Política integrada de promoção da qualidade do serviço público e da gestão de riscos

4.2. Código de ética e de conduta

4.3. Quadros normativos e manuais de boas práticas

4.4. Plano de prevenção de riscos de fraude e corrupção

4.5. Canal de denúncias

4.6. Programa formativo

4.7. Responsável pelo cumprimento normativo

  • Orientação para o Serviço Público
  • Análise Crítica e Resolução de Problemas
  • Tomada de Decisão

70€

Sem Avaliação

Inscrição

Formador/a

António Maia

Descarregar PDF Regulamento da Formação PDF

Área de Formação: Interesse e Serviço Público

Área temática: Integridade

Duração: 7 horas

Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)


Demonstrar Interesse

Última atualização: 25 de Outubro, 2024