- Alinhar a gestão de RH com os objetivos de gestão estratégica
- Construir, formular e partilhar com a equipa objetivos mobilizadores e mensuráveis assentes na visão estratégica da organização;
- Utilizar ferramentas de acompanhamento dos resultados;
- Identificar modelos de liderança apropriados a diferentes ambientes e contextos;
- Conhecer o enquadramento geral da gestão de recursos humanos na Administração Pública;
- Aplicar ferramentas e técnicas necessárias à organização e gestão de pessoas e recursos e ao envolvimento destas no processo de mudança, individual e coletivo;
- Compreender a importância e o impacto da inteligência emocional nos profissionais de sucesso, aplicando técnicas motivacionais promotoras de sucesso profissional e social;
- Saber aplicar técnicas e ferramentas para solucionar os problemas e questões do dia-a-dia
- Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior oriundos dos países lusófonos
- Dirigentes oriundos dos países lusófonos
1. Alinhamento Estratégico
- Missão, visão, valores e prioridades
- Objetivos estratégicos e operacionais
- Indicadores-chave de desempenho
- Alinhamento estratégico, execução e monitorização
2. Principais Processos na Gestão de Recursos Humanos
- Conceitos básicos e princípios da gestão de recursos humanos
- A contratação dos trabalhadores e adequação da categoria às suas habilitações e competências
- Estratégias de recrutamento, avaliação e seleção de talentos
- A formação profissional e a sua importância para a motivação e valorização do trabalhador
- Métodos de avaliação de desempenho e a sua importância
3. Modelos de liderança e comunicação
- Liderança: das competências dos líderes ao processo coletivo de construção da liderança
- Modelos de liderança, comunicação e seu impacto na cultura organizacional e o employer branding.
- A construção da identidade de líder e a preparação do legado.
4. Gestão da confiança, da mudança, do tempo e de equipas
- Gestão da Confiança
- Confiança individual, na organização e na equipa
- Auto-responsabilização e construção da confiança
- Confiança e Compromisso
- Gestão da Mudança
- Definição e Tipologias da Mudança
- Desafios da Mudança
- Razões para a Gestão da Mudança
- Processo e etapas do ciclo da Mudança
- O papel do líder e da comunicação na gestão da mudança
- Gestão do tempo
- O papel da autoconfiança na gestão do tempo
- Técnicas de priorização de objetivos e resultados
- Estratégias de planeamento e organização pessoa
- Gestão das equipas
5. Inteligência emocional na gestão de Pessoas
- Emoções e Motivação
- Empatia e Negociação
- Inteligência Emocional
- Técnicas e ferramentas motivacionais
6. Proposta de Valor e Mentoria
- Conceção de um Plano de Gestão de Pessoas em Contexto de mudança.
- Pretende-se identificar na atual conjuntura os principais desafios com vista a desenvolver um Plano de Gestão de pessoas que permita as entidades públicas saber atuar adequadamente em contextos de mudança e incerteza.
- Os trabalhos serão realizados em grupo para que os formandos beneficiem da troca de experiências e da aprendizagem com os pares.
7. Sessão PITCH
- Apresentação dos trabalhos finais e debate
- Orientação para a Colaboração
- Coordenação de Equipas
- Orientação para Resultados
- Comunicação
Inscrição
Presencial: 32H
Mentoria: 3H
A distância Síncrono: 2H
Área de Formação: Interesse e Serviço Público
Área temática: Cooperação
Duração: 37 horas
Forma de organização da formação: Formação Mista (Presencial e a Distância)
Última atualização: 28 de Outubro, 2024