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Semana Temática Internacional | Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional

  • Alinhar a gestão de RH com os objetivos de gestão estratégica
  • Construir, formular e partilhar com a equipa objetivos mobilizadores e mensuráveis assentes na visão estratégica da organização;
  • Utilizar ferramentas de acompanhamento dos resultados;
  • Identificar modelos de liderança apropriados a diferentes ambientes e contextos;
  • Conhecer o enquadramento geral da gestão de recursos humanos na Administração Pública;
  • Aplicar ferramentas e técnicas necessárias à organização e gestão de pessoas e recursos e ao envolvimento destas no processo de mudança, individual e coletivo;
  • Compreender a importância e o impacto da inteligência emocional nos profissionais de sucesso, aplicando técnicas motivacionais promotoras de sucesso profissional e social;
  • Saber aplicar técnicas e ferramentas para solucionar os problemas e questões do dia-a-dia

  • Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior oriundos dos países lusófonos
  • Dirigentes oriundos dos países lusófonos

1. Alinhamento Estratégico

  • Missão, visão, valores e prioridades
  • Objetivos estratégicos e operacionais
  • Indicadores-chave de desempenho
  • Alinhamento estratégico, execução e monitorização

 

2. Principais Processos na Gestão de Recursos Humanos

  • Conceitos básicos e princípios da gestão de recursos humanos
  • A contratação dos trabalhadores e adequação da categoria às suas habilitações e competências
  • Estratégias de recrutamento, avaliação e seleção de talentos
  • A formação profissional e a sua importância para a motivação e valorização do trabalhador
  • Métodos de avaliação de desempenho e a sua importância

 

3. Modelos de liderança e comunicação

  • Liderança: das competências dos líderes ao processo coletivo de construção da liderança 
  • Modelos de liderança, comunicação e seu impacto na cultura organizacional e o employer branding. 
  • A construção da identidade de líder e a preparação do legado.

 

4. Gestão da confiança, da mudança, do tempo e de equipas

  • Gestão da Confiança 
    • Confiança individual, na organização e na equipa 
    • Auto-responsabilização e construção da confiança
    • Confiança e Compromisso
  • Gestão da Mudança
    • Definição e Tipologias da Mudança
    • Desafios da Mudança
    • Razões para a Gestão da Mudança
    • Processo e etapas do ciclo da Mudança
    • O papel do líder e da comunicação na gestão da mudança
  • Gestão do tempo
    • O papel da autoconfiança na gestão do tempo
    • Técnicas de priorização de objetivos e resultados
    • Estratégias de planeamento e organização pessoa
  • Gestão das equipas

 

5. Inteligência emocional na gestão de Pessoas

  • Emoções e Motivação
  • Empatia e Negociação 
  • Inteligência Emocional
  • Técnicas e ferramentas motivacionais

 

6. Proposta de Valor e Mentoria

  • Conceção de um Plano de Gestão de Pessoas em Contexto de mudança.
  • Pretende-se identificar na atual conjuntura os principais desafios com vista a desenvolver um Plano de Gestão de pessoas que permita as entidades públicas saber atuar adequadamente em contextos de mudança e incerteza. 
  • Os trabalhos serão realizados em grupo para que os formandos beneficiem da troca de experiências e da aprendizagem com os pares.

 

7. Sessão PITCH

  • Apresentação dos trabalhos finais e debate

  • Orientação para a Colaboração
  • Coordenação de Equipas
  • Orientação para Resultados
  • Comunicação

640€

Inscrição

Presencial: 32H

Mentoria: 3H

A distância Síncrono: 2H

Descarregar PDF Regulamento da Formação PDF

Área de Formação: Interesse e Serviço Público

Área temática: Cooperação

Duração: 37 horas

Forma de organização da formação: Formação Mista (Presencial e a Distância)


Demonstrar Interesse

Última atualização: 28 de Outubro, 2024