- Promover a compreensão dos princípios éticos orientadores do serviço público;
- Identificar e caracterizar as noções e os princípios da ética e da integridade e a sua relação com os deveres de integridade no exercício de funções públicas;
- Conhecer e caracterizar os pressupostos, as dinâmicas e os instrumentos promotores de uma cultura de integridade e de prevenção de riscos de corrupção numa organização e a sua articulação, designadamente com os instrumentos previstos no quadro legal vigente;
- Compreender a importância do princípio da adequação procedimental;
- Compreender e aplicar a marcha geral do procedimento administrativo;
- Conhecer os princípios que regem a atividade administrativa
- Identificar as formas de atuação administrativa, conhecendo o respetivo regime jurídico, à luz do CPA
- Conduzir, de forma autónoma, trabalhos de redação de atos legislativos ou regulamentares.
- Conhecer aprofundadamente as regras e boas práticas de legística formal e saber aplicá-las
- Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior oriundos dos países lusófonos
- Dirigentes oriundos dos países lusófonos
1. Integridade, Ética e prevenção da Corrupção
- Conceitos e problemas fundamentais da ética aplicados à gestão do serviço público
- Códigos de ética e de conduta nas organizações e cultura de integridade
- Conflitos de interesses, fraude e corrupção
2. Código de Procedimento Administrativo para Juristas
- Os princípios gerais da atividade administrativa
- Os órgãos da Administração Pública
- O procedimento administrativo
- O regulamento administrativo
- O ato administrativo
- O contrato administrativo
3. Legística Formal Aplicada
- Casos práticos de legística formal (temas selecionados)
- Redação de atos normativos por completo
4. Proposta de Valor e Mentoria
- Elaboração de uma Proposta de um Código de Conduta Institucional
- Desenvolver um Código de Conduta com conjunto de princípios éticos e as normas de conduta próprias a serem aplicadas ao exercício de funções públicas.
- Os trabalhos serão realizados em grupo, sob a orientação do formador mentor, para que os formandos beneficiem da troca de experiências e da aprendizagem com os pares.
5. Sessão PITCH
- Apresentação dos trabalhos finais e debate
- Orientação para o Serviço Público
- Análise Crítica e Resolução de Problemas
- Orientação para a Participação
- Tomada de Decisão
Inscrição
Presencial: 32H
Mentoria: 3H
A distância Síncrono: 2H
Área de Formação: Interesse e Serviço Público
Área temática: Cooperação
Duração: 37 horas
Forma de organização da formação: Formação Mista (Presencial e a Distância)
Última atualização: 28 de Outubro, 2024