- Desenvolver competências inerentes à liderança estratégica, com vista a lidar adequadamente com os desafios que as entidades públicas enfrentam no presente e no futuro;
- Perspetivar o papel de liderança na construção da estratégia organizacional;
- Caracterizar e adequar os modelos de liderança ao contexto, à equipa e aos objetivos estratégicos do Organismo Público;
- Definir estratégias e ações para impulsionar o desempenho individual e da equipa, fomentando a diversidade, inclusão e produtividade.
- Compreender a forma como a inovação na administração pública tem sido e pode ser desenvolvida atualmente;
- Compreender os elementos-chave dos processos de inovação e transformação organizacional;
- Compreender o processo de identificação de problemas e necessidades no contexto de trabalho e de potenciais soluções inovadoras;
- Desenvolver e implementar planos de inovação, incluindo a gestão de riscos, superação de barreiras à inovação e aplicação de tecnologias emergentes.
- Desenvolver e implementar projetos de transformação digital, mapeando os seus desafios e oportunidades para a administração pública.
- Estabelecer KPIs para monitorizar o desempenho da liderança e da inovação organizacional, e utilizar feedback para melhoria contínua.
- Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior oriundos dos países lusófonos
- Dirigentes oriundos dos países lusófonos
1. Liderar em ambientes complexos e incertos na Administração Pública
- O contexto VUCA / BANI).
- Análise de contexto, inteligência e prospetiva.
- Liderar a imprevisibilidade e incerteza.
- Estratégias para liderar e gerir a mudança em Organismos Públicos.
- Focar em prioridades de serviço público.
- Envolvimento e participação de stakeholders.
- Gestão assente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
2. Liderança Estratégica para Resultados
- A importância da prospetiva para a definição de estratégias.
- Alinhamento da estratégia organizacional com as políticas públicas.
- Planeamento Estratégico e mudança organizacional.
3. Liderança e Desenvolvimento de Pessoas e de Equipas
- Modelos de liderança Contemporânea e a sua aplicação às equipas na Administração Pública
- Desenvolver e Potenciar equipas de alto rendimento
- Avaliação e monitorização do desempenho da liderança.
4. Inovação Estratégica na Administração Pública
- Inovação nas Entidades Públicas
- Definição da Estratégia de Inovação
- Metodologias e Práticas para a Gestão da Inovação
- Mecanismos e Métricas para a Gestão da Inovação
5. Tecnologias Emergentes e Transformação Digital na Administração Pública
- O impacto das tecnologias emergentes na inovação pública
- Desafios e oportunidades da transformação digital para o setor público
- Estratégias para implementar projetos de tecnologia inovadores
6. Proposta de Valor e Mentoria
- Elaboração de uma Proposta de um Código de Conduta Institucional
- Desenvolver um Código de Conduta com conjunto de princípios éticos e as normas de conduta próprias a serem aplicadas ao exercício de funções públicas.
- Os trabalhos serão realizados em grupo, sob a orientação do formador mentor, para que os formandos beneficiem da troca de experiências e da aprendizagem com os pares.
7. Sessão PITCH
- Apresentação dos trabalhos finais e debate
- Orientação para a Mudança e Inovação
- Orientação para Resultados
- Coordenação de Equipas
- Tomada de Decisão
Inscrição
Presencial: 32H
Mentoria: 3H
A distância Síncrono: 2H
Área de Formação: Interesse e Serviço Público
Área temática: Cooperação
Duração: 37 horas
Forma de organização da formação: Formação Mista (Presencial e a Distância)
Última atualização: 28 de Outubro, 2024