Menu principal
Contacte-nos

Planos Municipais Participativos para a Integração de migrantes

 Planos Municipais Participativos para a Integração de migrantes: Contributos para a produção de orientações nacionais para o desenvolvimento de uma nova geração de políticas públicas locais de integração

Miguel Silva Graça

Ficha do projeto

Proponente:

Miguel Silva Graça

Entidade

Alto Comissariado para as Migrações

Título/tema:

Planos Municipais Participativos para a integração de migrantes: Contributos para a produção de orientações nacionais para o desenvolvimento de uma nova geração de políticas públicas locais de integração

Edição/Estado do Projeto:

1.ª/ 2.ª edição – Finalizado e Relatório não entregue

Distrito:

Lisboa

Objetivos:

   Desenvolvimento de um conjunto de ações, a saber:

  1. Concretizar boas práticas na área da defesa dos direitos fundamentais e no âmbito dos órgãos, serviços e agentes do Estado e de outras entidades públicas que visam a satisfação regular e contínua das necessidades coletivas da população, e dos seus públicos-alvo específicos.
  2. Lançar um período de participação pública online com vista a recolher contributos de todos os organismos da Administração Pública, assim como do terceiro setor e sociedade civil.
  3. Realizar Workshops de cocriação e de um evento científico de troca de experiências internacionais nesta área, com o objetivo de definir diretrizes nacionais para o desenvolvimento de uma nova geração de planos municipais participativos de integração de migrantes.
  4. Construir um “dashboard” relativo ao grau de implementação das medidas dos futuros planos municipais participativos de integração de migrantes, com vista a estar disponível no website do ACM e apoiar a avaliação e monitorização das várias atividades que irão decorrer durante a sua implementação ao longo dos próximos anos.

Última atualização: 9 de dezembro, 2025