A participação como instrumento de antecipação em ambientes de incerteza
Este webINAr pretendeu lançar a discussão e reflexão sobre a participação enquanto instrumento para desenvolver a capacidade de antecipação e resposta rápida a desafios em ambientes de incerteza (alínea d) do n.º 3 da RCM n. 130/2021), no contexto da prospetiva, da gestão previsional e da gestão ágil e contingente a ambientes VUCA (volatillity, uncertainly, complexity, ambiguity), na Administração Pública.
Foi abordada, em particular, a participação dos cidadãos e das cidadãs – participação pública – e também dos trabalhadores e trabalhadoras na tomada de decisão no contexto do ciclo das políticas públicas e do ciclo de gestão da Administração Pública.
Moderador:
- Abel Carreira – Diretor de Serviços – Instituto nacional de Administração, I. P.
Oradores:
- Gustavo Cardoso, Professor Catedrático no ISCTE-IUL e Investigador no Centro de Investigação e Estudos De Sociologia (CIES)
- Isabel Menezes, Professora Catedrática na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade do Porto, e Diretora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)
- Rui Santos Ivo, Presidente do Conselho Diretivo do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P.
Última atualização: 21 de Novembro, 2024