- Aplicar validação de dados para garantir consistência e evitar erros.
- Criar e personalizar gráficos adequados à análise e apresentação da informação.
- Configurar páginas para impressão (margens, orientação, escala).
- Inserir cabeçalhos e rodapés personalizados.
- Pré-visualizar e imprimir folhas de Excel de forma otimizada.
- Exportar para PDF e preparar ficheiros para partilha profissional.
- Dirigentes em cargos de direção intermédia
- Dirigentes em cargos de direção superior
- Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
- Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente técnico
- Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente operacional
- Trabalhadoras/es das carreiras especiais
Módulo 1 – Validação de Dados Este módulo introduz o conceito de validação de dados no Excel, explorando a sua importância para garantir a consistência e qualidade da informação introduzida. Serão abordadas a criação de regras de validação, a configuração de mensagens de entrada e de erro, bem como a remoção ou ajuste de regras já aplicadas.
Módulo 2 – Criação e Formatação de Gráficos Neste módulo são apresentados os principais tipos de gráficos no Excel e a sua aplicação na análise de dados. Serão exploradas a criação de gráficos a partir de dados selecionados, a alteração de elementos como títulos, legendas, tabelas e etiquetas de dados, bem como a personalização de estilos e cores.
Módulo 3 – Configuração de Página O objetivo deste módulo é preparar folhas de cálculo para impressão de forma clara e profissional. Serão abordadas a definição de margens, a alteração da orientação da página, o ajuste do tamanho da impressão, a definição da área de impressão, a inserção de quebras de página e a repetição de linhas de título.
Módulo 4 – Pré-visualização e Impressão Neste módulo é trabalhada a etapa final de preparação do documento para impressão e partilha. Serão exploradas a utilização da pré-visualização de impressão, a inserção de cabeçalhos e rodapés, a configuração das opções de impressão e a exportação do documento para PDF.
- Orientação para a Mudança e Inovação
- Orientação para Resultados
- Análise Crítica e Resolução de Problemas
Gratuito
Inscrição
Área de Formação: Competências Digitais
Área temática: Ferramentas de Produtividade
Percurso(s): Percurso Formativo em Excel | Criação de Tabelas e Gráficos
Duração: 6 horas
Plataforma: NAU
Forma de organização da formação: Formação a Distância (assíncrona)
Data(s): 01/01/2026 – 17/12/2026
Última atualização: 2 de outubro, 2026
