- Promover e divulgar os direitos humanos, no exercício das suas funções na Administração Pública
- Entender a ligação umbilical entre o Estado de Direito Democrático, a separação de poderes e a garantia de direitos
- Reconhecer o carácter multinível da protecção dos direitos humanos e direitos fundamentais
- Reconhecer o papel do Estado na promoção dos direitos humanos e direitos fundamentais
- Conhecer o enquadramento das políticas públicas para a promoção dos direitos humanos e direitos fundamentais, incluindo o princípio da igualdade
- Reconhecer o papel do trabalhador em funções públicas, enquanto agente promotor da vinculação da Administração Pública aos direitos fundamentais
- Recolher, selecionar e interpretar a informação jurídica que habilite a fundamentação de decisão
- Identificar criticamente situações de desigualdade e de ameaça aos direitos humanos e fundamentais no acesso aos serviços públicos
Todos/as os/as trabalhadores/as da Administração Pública:
- Dirigentes em cargos de direção superior
- Dirigentes em cargos de direção intermédia
- Trabalhadores/as da carreira geral de técnico superior
- Trabalhadores/as de carreiras especiais (v.g. forças de segurança)
- Trabalhadores/as da carreira geral de assistente técnico
- Trabalhadores/as da carreira geral de assistente operacional
Webinar de reflexão
Módulo I – Direitos humanos, dignidade e cidadania
Módulo II – Direitos Humanos, diversidade e igualdade
Módulo III – Direitos Humanos, bens e serviço público
Módulo IV – Direitos Humanos e acessos a novas formas de administração
Webinar de disseminação e partilha
- Orientação para o Serviço Público
- Orientação para a Mudança e Inovação
- Orientação para Inclusão
- Orientação para a Participação
Gratuito
Inscrição
Os formandos que concluam com sucesso o Programa de Capacitação em Direitos Humanos na Administração Pública podem aderir à Rede de Embaixadores em DHAP. Esta adesão é voluntária.
A Rede tem como objetivo fomentar a partilha e a disseminação de iniciativas concretas, potenciando a adoção de boas práticas em matéria de Direitos Humanos no contexto da Administração Pública.
A participação nesta Rede constitui uma oportunidade para assumir um papel ativo como agente impulsionador na promoção dos Direitos Humanos na sua organização.
A adesão à rede pressupõe a apresentação de uma Proposta de Valor orientada para a materialização dos Direitos Humanos no contexto da respetiva organização, com a duração de 1 ano.
Consulte aqui os Projetos já implementados.
Consulte aqui o Guia para Projetos de Capacitação em Direitos Humanos na Administração Pública
Se acredita que os Direitos Humanos se constroem no quotidiano e pretende contribuir para o seu reforço, convidamo-lo/a a integrar esta iniciativa, após conclusão do PCDHAP.
Área de Formação: Cidadania e Participação
Área temática: Cidadania
Duração: 30 horas
Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)
Também poderá gostar de:
Última atualização: 20 de janeiro, 2026