
A Acessibilidade Digital é um componente essencial na criação de conteúdos que promovam a inclusão e garantam a participação de todos os utilizadores, independentemente de suas capacidades ou limitações. Este curso de 23 horas, no formato EAD, tem como objetivo capacitar profissionais, dirigentes e gestores de projeto na produção de conteúdos digitais acessíveis e inclusivos. Durante o curso, serão explorados conceitos fundamentais, diretrizes locais e internacionais, ferramentas práticas e estratégias para eliminar barreiras de acesso em diferentes tipos de materiais digitais.
Os participantes aprenderão a identificar problemas de acessibilidade, aplicar boas práticas no desenvolvimento de conteúdos e a adaptar documentos digitais para promover a igualdade no acesso à informação. O curso está voltado para profissionais, gestores e diretores que procuram promover a inclusão, fortalecer a responsabilidade social e aumentar a competitividade das suas organizações através de práticas de Acessibilidade Digital.
No final deste curso, os formandos serão capazes de:
- Compreender os modelos teóricos internacionais de deficiência e sua relação com a acessibilidade digital.
- Reconhecer os benefícios estratégicos da acessibilidade para a organização, clientes e stakeholders.
- Entender conceitos fundamentais de acessibilidade em conteúdos digitais em diferentes contextos organizacionais.
- Desenvolver diretrizes para interagir adequadamente com pessoas com deficiência, promovendo um ambiente inclusivo.
- Conhecer as principais leis, declarações e convenções internacionais que asseguram os direitos das pessoas com deficiência, com foco na acessibilidade digital.
- Interpretar e aplicar regulamentos e standards de acessibilidade TIC, incluindo o paradigma do design universal.
- Planear a acessibilidade em formatos digitais comuns, incluindo documentos, apresentações e plataformas web.
- Conhecer práticas de acessibilidade web com base no standard W3C/WCAG.
- Avaliar e testar a acessibilidade digital de conteúdos e plataformas, garantindo conformidade e eficiência.
- Desenvolver modelos organizacionais para integrar a acessibilidade TIC em todas as áreas da instituição.
- Dirigentes
- Gestores de Projeto
- Admite inscrições de Técnicos Superiores
Módulo 1: Fundamentos e estratégias da acessibilidade digital (6 horas: 3(S) + 3(AS))
• Modelos teóricos internacionais de deficiência e sua aplicação em acessibilidade digital.
• Benefícios estratégicos da acessibilidade para organizações, colaboradores e clientes.
• Introdução ao paradigma do design universal: conceitos e importância na criação de soluções inclusivas.
• Leis, declarações e convenções internacionais que asseguram os direitos das pessoas com deficiência.
Módulo 2: Normas e regulamentos para acessibilidade em TIC (6 horas: 3(S) + 3(AS))
• Principais standards de acessibilidade para TIC, como WCAG e ISO 30071-1.
• Regulamentos essenciais para acessibilidade em tecnologias de informação e comunicação.
• Diretrizes para interação inclusiva com pessoas com deficiência.
• Modelos organizacionais de acessibilidade TIC para promover práticas inclusivas em toda a organização.
Módulo 3: Criação e avaliação de conteúdos digitais acessíveis (7 horas: 4(S)+3(AS))
• Especificidades de acessibilidade em formatos digitais comuns:
o Documentos (PDF, Word).
o Apresentações (PowerPoint, Google Slides).
o Conteúdos audiovisuais (legendas, descrição de imagens).
• Acessibilidade web: princípios das WCAG, design responsivo e uso de tecnologias assistivas.
• Conteúdos web de acordo com os standards W3C.
• Ferramentas e métodos para testar e avaliar a acessibilidade em conteúdos e plataformas digitais.
Módulo 4: Planeamento estratégico e sustentabilidade da acessibilidade digital (4 horas: 2(S)+2(AS))
• Desenvolvimento de um plano de ação organizacional para acessibilidade TIC.
• Integração de práticas inclusivas nos processos internos e cultura organizacional.
• Monitorização contínua e avaliação de resultados para garantir a sustentabilidade da acessibilidade digital.
• Relatórios e métricas para análise e melhoria contínua da acessibilidade digital.
- Orientação para a Mudança e Inovação
- Orientação para Resultados
- Análise Crítica e Resolução de Problemas
550€
50% do valor da propina financiado por bolsa concedida pelo INA, I. P. no âmbito do PRR + 50% da propina suportado pela entidade empregadora ou pelo formando.
50% do valor da propina financiado por bolsa concedida pelo INA, I. P. no âmbito do PRR.
Caso o formando não conclua o curso com sucesso, tem de proceder ao reembolso, ao INA, do valor correspondente à bolsa PRR.
Processo de seleção
Realização de 4 atividades obrigatórias, uma por módulo.

Deborah Macedo dos Santos
Deborah Macedo dos Santos é arquiteta e urbanista, mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável, doutora em Arquitetura, na especialidade de Desenho e Computação. Tem mais de 10 anos de experiência docente no ensino superior e investigação científica.

Thiago Bessa Pontes
Thiago Bessa Pontes é analista de sistemas, MBA em Gestão de Projetos, mestre em Ciência da Computação e doutor em Educação com especialidade em Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação. Tem mais de 15 anos de experiência docente no ensino superior e investigação científica.
Formação no âmbito do Consórcio IP>AP

Área de Formação: Competências Digitais
Área temática: Formação Avançada
Percurso(s): Programa Serviços Públicos Digitais
Duração: 23 horas
Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona e assíncrona)
Última atualização: 17 de março, 2025