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Acessibilidade para Dirigentes e Gestores de Projeto

A Acessibilidade Digital é um componente essencial na criação de conteúdos que promovam a inclusão e garantam a participação de todos os utilizadores, independentemente de suas capacidades ou limitações. Este curso de 23 horas, no formato EAD, tem como objetivo capacitar profissionais, dirigentes e gestores de projeto na produção de conteúdos digitais acessíveis e inclusivos. Durante o curso, serão explorados conceitos fundamentais, diretrizes locais e internacionais, ferramentas práticas e estratégias para eliminar barreiras de acesso em diferentes tipos de materiais digitais.

 

Os participantes aprenderão a identificar problemas de acessibilidade, aplicar boas práticas no desenvolvimento de conteúdos e a adaptar documentos digitais para promover a igualdade no acesso à informação. O curso está voltado para profissionais, gestores e diretores que procuram promover a inclusão, fortalecer a responsabilidade social e aumentar a competitividade das suas organizações através de práticas de Acessibilidade Digital.

No final deste curso, os formandos serão capazes de:

  • Compreender os modelos teóricos internacionais de deficiência e sua relação com a acessibilidade digital.
  • Reconhecer os benefícios estratégicos da acessibilidade para a organização, clientes e stakeholders.
  • Entender conceitos fundamentais de acessibilidade em conteúdos digitais em diferentes contextos organizacionais.
  • Desenvolver diretrizes para interagir adequadamente com pessoas com deficiência, promovendo um ambiente inclusivo.
  • Conhecer as principais leis, declarações e convenções internacionais que asseguram os direitos das pessoas com deficiência, com foco na acessibilidade digital.
  • Interpretar e aplicar regulamentos e standards de acessibilidade TIC, incluindo o paradigma do design universal.
  • Planear a acessibilidade em formatos digitais comuns, incluindo documentos, apresentações e plataformas web.
  • Conhecer práticas de acessibilidade web com base no standard W3C/WCAG.
  • Avaliar e testar a acessibilidade digital de conteúdos e plataformas, garantindo conformidade e eficiência.
  • Desenvolver modelos organizacionais para integrar a acessibilidade TIC em todas as áreas da instituição.

  • Dirigentes
  • Gestores de Projeto
  • Admite inscrições de Técnicos Superiores

Módulo 1: Fundamentos e estratégias da acessibilidade digital (6 horas: 3(S) + 3(AS))

• Modelos teóricos internacionais de deficiência e sua aplicação em acessibilidade digital.

• Benefícios estratégicos da acessibilidade para organizações, colaboradores e clientes.

• Introdução ao paradigma do design universal: conceitos e importância na criação de soluções inclusivas.

• Leis, declarações e convenções internacionais que asseguram os direitos das pessoas com deficiência.

 

Módulo 2: Normas e regulamentos para acessibilidade em TIC (6 horas: 3(S) + 3(AS))

• Principais standards de acessibilidade para TIC, como WCAG e ISO 30071-1.

• Regulamentos essenciais para acessibilidade em tecnologias de informação e comunicação.

• Diretrizes para interação inclusiva com pessoas com deficiência.

• Modelos organizacionais de acessibilidade TIC para promover práticas inclusivas em toda a organização.

 

Módulo 3: Criação e avaliação de conteúdos digitais acessíveis (7 horas: 4(S)+3(AS))

• Especificidades de acessibilidade em formatos digitais comuns:

o Documentos (PDF, Word).

o Apresentações (PowerPoint, Google Slides).

o Conteúdos audiovisuais (legendas, descrição de imagens).

• Acessibilidade web: princípios das WCAG, design responsivo e uso de tecnologias assistivas.

• Conteúdos web de acordo com os standards W3C.

• Ferramentas e métodos para testar e avaliar a acessibilidade em conteúdos e plataformas digitais.

 

Módulo 4: Planeamento estratégico e sustentabilidade da acessibilidade digital (4 horas: 2(S)+2(AS))

• Desenvolvimento de um plano de ação organizacional para acessibilidade TIC.

• Integração de práticas inclusivas nos processos internos e cultura organizacional.

• Monitorização contínua e avaliação de resultados para garantir a sustentabilidade da acessibilidade digital.

• Relatórios e métricas para análise e melhoria contínua da acessibilidade digital.

  • Orientação para a Mudança e Inovação
  • Orientação para Resultados
  • Análise Crítica e Resolução de Problemas

550€

50% do valor da propina financiado por bolsa concedida pelo INA, I. P. no âmbito do PRR + 50% da propina suportado pela entidade empregadora ou pelo formando.

50% do valor da propina financiado por bolsa concedida pelo INA, I. P. no âmbito do PRR.

Caso o formando não conclua o curso com sucesso, tem de proceder ao reembolso, ao INA, do valor correspondente à bolsa PRR.

Processo de seleção

Realização de 4 atividades obrigatórias, uma por módulo.

Deborah Macedo dos Santos

Deborah Macedo dos Santos é arquiteta e urbanista, mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável, doutora em Arquitetura, na especialidade de Desenho e Computação. Tem mais de 10 anos de experiência docente no ensino superior e investigação científica.

Thiago Bessa Pontes

Thiago Bessa Pontes é analista de sistemas, MBA em Gestão de Projetos, mestre em Ciência da Computação e doutor em Educação com especialidade em Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação. Tem mais de 15 anos de experiência docente no ensino superior e investigação científica.

Formação no âmbito do Consórcio IP>AP

Curso em parceria com:

ISCTE logo

Financiado por:

Descarregar PDF Regulamento da Formação PDF

Área de Formação: Competências Digitais

Área temática: Formação Avançada

Percurso(s): Programa Serviços Públicos Digitais

Duração: 23 horas

Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona e assíncrona)


Demonstrar Interesse

Última atualização: 17 de março, 2025