A formação em Cloud Computing oferece as ferramentas necessárias para desenvolver as competências e compreensão dos serviços Cloud no contexto da AP.
Esta formação destina-se aos profissionais da AP a quem compete decidir sobre o acesso ou implementação de Tecnologia Cloud Computing ou Computação em Nuvem.
É destinado a Gestores Públicos da AP e integra 5 das 10 temáticas inscritas no Programa Cloud Computing.
- Compreender a legislação que enquadra os serviços Cloud Computing no contexto da AP
- Compreender os conceitos inerentes à expressão Cloud Computing
- Identificar e compreender os principais serviços de Cloud Computing
- Compreender a forma de tratamento de dados na Cloud e controlo de resultados
Gestores Públicos
1. Estratégia Cloud AP
2. Conceitos Cloud
2.1 Benefícios e Riscos da computação Cloud (Alta Disponibilidade, Escalabilidade, Elasticidade, Agilidade e Disaster Recovery)
2.2 Diferenças entre os modelos de serviços Cloud (IaaS, PaaS e SaaS)
2.3 Diferenças entre os vários tipos de computação: Cloud Pública, Cloud Privada, Cloud Híbrida e On-Premesis
3. Serviços Cloud
3.1 Descrição dos Componentes de Arquitetura Cloud (Regiões, Zonas de Disponibilidade, etc.)
4. (Básico) Gestão de Custos e Níveis de Serviço
4.1 Métodos de pagamento e gestão de custo
4.2 Acordos de Níveis de Serviço em Cloud
5. Identidade, Governo, Privacidade e Conformidade
5.1 Soberania (Embaixadas de dados)
5.2 Soluções e serviços de gestão de identidade disponíveis em Cloud
5.3 Soluções e serviços de governo disponíveis em Cloud
6. Contratação, Peças Contratuais e Gestão de Contratos
6.1 Acordo Quadro
6.2 Cláusulas Técnicas de Contratação Cloud;
6.3 Gestão de Contratos
7. Dados Pessoais e RGPD
7.1 Tratamento dos Dados Pessoais na Cloud
7.2 Normas e orientações de ação de proteção de dados e cumprimento do RGPD, aplicáveis no contexto específico da administração pública
- Combinação de uma abordagem expositiva de conceitos, ferramentas e framework com o recurso ao estudo de caso/use cases (análise prática de situações reais) e business cases com exemplos recentes e práticos
- Aprendizagem ativa em pequenos grupos com a definição de critérios de avaliação e cenários de resultados possíveis
- Aplicação das aprendizagens a situações concretas do quotidiano da Administração Pública
- Visão Estratégica
- Orientação para a Mudança e Inovação
- Coordenação de Equipas
360€ | 50% do valor da propina financiado por bolsa concedida pelo INA, I. P. no âmbito do PRR + 50% da propina suportado pela entidade empregadora ou pelo formando
50% do valor da propina financiado por bolsa concedida pelo INA, I. P. no âmbito do PRR
Caso o formando não conclua o curso com sucesso, tem de proceder ao reembolso, ao INA, do valorcorrespondente à bolsa PRR
A avaliação é facultativa, sendo requisito para quem pretender o reconhecimento de créditos (ECTS).
Modelo de avaliação sumativa, composto por uma prova escrita de escolha múltipla a realizar nos últimos 30 minutos de cada sessão.
- ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa
- ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE_Meta Digital)
- FEP – Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Inscrição
Maria Natália Gonçalves
Professora Auxiliar, Docente da Faculdade de Economia do Porto, desde 1998, licenciada em Direito pela Universidade Lusíada do Porto (Ciências jurídico-económicas e empresarias); mestre e doutorada pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (especialização: Direito da União Europeia). Tem larga experiência no ensino do Direito aplicado à Economia e à Gestão nas áreas de formação graduada e pós-graduada; orientou diversas dissertações de mestrado de cariz interdisciplinar em temáticas situadas no cruzamento entre as áreas científicas da Economia e da Gestão.
Atualmente, é membro do Conselho de Representantes, do Conselho Científico e do Pedagógico da FEP. Áreas de interesse académico: Regulação; Concorrência; Mercado interno; Sector empresarial do Estado; Contratos (privados/públicos).
Bruno Veloso
Professor Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Portugal, e Investigador Sénior no LIAAD – INESCTEC (Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão).
Iniciou a sua carreira desenvolvendo investigação científica na área dos sistemas multiagentes. A aprendizagem automática, os fluxos de dados e o AUTOML absorveram o seu interesse nos últimos anos. É autor de mais de 80 publicações em revistas internacionais com revisão por pares, capítulos de livros e atas de conferências. Nos últimos anos, desempenhou funções de perito/revisor de diversas conferências e revistas, tendo sido também orientador ou co-orientador de vários estudantes de mestrado.
Rui Trigo-Pereira
Professor Auxiliar do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (UL). Investigador do Advance/CSG, Centro
de Investigação Avançada (Research Center in Management) na área de Sistemas de Informação e Operações (ISEG, Lisbon School of Management and Economics). Tem larga experiência na docência e ensino das áreas de sistemas de informação aplicadas à Economia e à Gestão (das Organizações) nas diferentes áreas de formação graduada e pós-graduada em sistemas e tecnologias de informação (TI). Possui experiência na orientação de várias e diferentes dissertações de mestrado de cariz mais interdisciplinar em temáticas situadas no cruzamento entre as áreas científicas da Gestão e da Gestão de Sistemas de Informação (GSI).
Possui experiência em vários projetos nacionais e programas internacionais de implementação de soluções de Tecnologias de informação (ERP, BI, RPA) em diversos áreas e domínios como Telecomunicações (móvel e fixo), Administração Pública (AP), retalho, indústria de aplicações (software) e indústria automóvel.
Áreas de Investigação científica: Business Intelligence (BI), Sistemas de Decisão (Decision Systems), Cloud, Inteligência Artificial, RPA e Accounting Information Systems (AIS).
Carlos Coutinho
Professor Auxiliar no ISCTE-IUL, e é o CEO e Diretor de I&D na empresa Caixa Mágica Software, S.A., em Lisboa, Portugal. Obteve o grau de doutor (Ph.D.) em Engenharia Eletrotécnica e Computadores em 2013, pela Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA), Portugal. É responsável pela área de Cloud Computing no ISCTE — IUL, onde também faz investigação, sendo coordenador de área e membro da Comissão Científica no ISTAR-IUL, com interesses em Interoperabilidade Empresarial, Plataformas Adaptáveis e Sistemas, SOA e Engenharia orientada a Modelos (MDE).
Tem mais de vinte anos de experiência no ensino das áreas de TI nas universidades portuguesas ISEL, ISCAL, ISGB e ISCTE-IUL. Tem 2 capítulos em livros, 9 publicações em revistas científicas internacionais indexadas e mais de 40 publicações em conferências internacionais
com revisão, e faz parte do comité científico de seis revistas e seis conferências internacionais anuais. Fez parte do Júri e Arguente na defesa de quatro PhD e treze MSc.
Tem desde 2009 o título PMP do Project Management Institute, e uma pós-graduação em Gestão de Projetos pelo Instituto Superior Bissaya-Barreto (ISBB) de Coimbra, Portugal. Tem mais de 25 anos de experiência em engenharia de TI empresarial, trabalhando em diversas áreas de TIC, Serviços, Administração Pública e na indústria Aeroespacial, em vários projetos multinacionais pela CMS e em empresas como a Alcatel, Siemens e Critical Software. Participou e foi responsável pela companhia em múltiplos Projetos Europeus como o Athena (FP6), TIMBUS (FP7), C2NET, vf-OS, EFPF (H2020), e TaRDIS (HE), e numerosos projetos para a ESA (EGOS, OCDT, SCOS-2000 e Galileo).
Formação no âmbito do Consórcio IP>AP
Área de Formação: Competências Digitais
Área temática: Formação Avançada
Percurso(s): Programa de Formação Cloud AP
Duração: 18 horas
Forma de organização da formação: Presencial
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Última atualização: 21 de Novembro, 2024