
- Identificar as causas e os fatores de vulnerabilidade ao stresse;
- Reconhecer os sintomas e efeitos do stress profissional;
- Identificar e aplicar estratégias para prevenir e mitigar o stresse;
- Identificar âmbitos de aplicação e benefícios de utilização da resiliência;
- Aplicar estratégias para reforçar a resiliência face à adversidade e situações causadoras de stresse;
- Definir ações para melhorar as competências de gestão de stresse e de resiliência.
- Dirigentes em cargos de direção intermédia
- Dirigentes em cargos de direção superior
- Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
- Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente técnico
- Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente operacional
- Trabalhadoras/es das carreiras especiais
1. Introdução ao Conceito de Stresse
- Definição de Stresse
- Causas, sintomas e consequências do Stresse
- Tipos de Stresse: Eustress e Distress
- Fases do Stresse
2. Stresse em contexto Profissional
- Fatores desencadeantes de stresse em contexto profissional
- Conflito e stresse no local de trabalho
- Tensão e Stresse
- Burnout profissional
- Impactos do stresse no desempenho e na organização
3. Estratégias para prevenir e mitigar o stresse
- Mindfulness e técnicas de relaxamento
- Programação Neurolinguística (PNL)
- Gestão das emoções
- Comunicação assertiva
- Gestão do tempo e de prioridades
4. Resiliência enquanto competência de desenvolvimento pessoal e organizacional
- Conceito de Resiliência
- Resiliência enquanto competência-chave (benefícios e características)
- Papel da cultura organizacional na promoção da resiliência
- Práticas para reforçar a resiliência
5. Aplicação de exercícios práticos, como forma de desenvolvimento e treino de competências
6. Roteiro para o desenvolvimento
- Autodiagnóstico de vulnerabilidade e resposta efetiva ao stresse
- Definição de objetivos e de ações para desenvolver competências de gestão do stresse e reforço da resiliência
- Formas de monitorização e avaliação de progressos e resultados
- Orientação para a Colaboração
- Inteligência Emocional
- Orientação para a Participação
- Coordenação de Equipas
Inscrição
Formador/a

Catarina Correia Leal
Área de Formação: Interesse e Serviço Público
Área temática: Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e Equipas
Duração: 7 horas
Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona e assíncrona)
Última atualização: 9 de setembro, 2024