Prémio INA
A existência de um conjunto alargado de estudos, teses, projetos e trabalhos de investigação, torna pertinente a criação de um modelo que sistematize o conhecimento gerado, com vista a:
- Incentivar, reconhecer e divulgar trabalhos/ estudos de investigação de excelência desenvolvidos nos domínios da AP.
- Distinguir e galardoar trabalhos/estudos de investigação de elevada qualidade no domínio da administração pública.
Assim surge o Prémio INA Melhor Investigação sobre Administração Pública que visa reconhecer e distinguir, anualmente, estudos de investigação desenvolvidos na área da Administração Pública. Tem como objetivos:
- Estimular a investigação e a criação de conhecimento sobre a Administração Pública;
- Promover e disseminar temas que contribuam para um incremento do conhecimento dos trabalhadores e dirigentes da Administração Pública.
3.ª Edição
As candidaturas à 3.ª edição do Prémio INA Melhor investigação sobre Administração Pública estão abertas de 2 de março a 31 de maio.
CANDIDATURAS
As candidaturas devem ser submetidas através do preenchimento do formulário disponível na página de internet do INA. Cada candidatura deve integrar:
• Formulário de candidatura preenchido
• Resumo em português até 200 palavras
• Curriculum vitae (ORCID ou CIENCIAVITAE ID)
• Declaração de aceitacão do Regulamento Prémio INA
• Dissertação de mestrado ou tese de doutoramento em formato eletrónico
DATAS IMPORTANTES
- Candidaturas abertas de 2 de março até às 24h00 de 31 de maio de 2024;
- Divulgação dos resultados e cerimónia pública de entrega do Prémio INA a ocorrer no 13.º Congresso Nacional de Administração Pública, com data de realização prevista para 7 e 8 de novembro de 2024.
PRÉMIO
O vencedor recebe um prémio financeiro de 2 000 EUROS;
Publicação do estudo de investigação vencedor pela INA Editora;
Divulgação do estudo nos canais de comunicação digital do INA.
JÚRI
PRESIDENTE (por delegação de competências da Presidente do Conselho Diretivo do INA, I.P., para efeitos do n.º 1 do artigo 5.º do Regulamento).
Suzana Tavares da Silva | Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Juíza Conselheira do Supremo Tribunal Administrativo.
VOGAIS
António Gameiro Marques | Gabinete Nacional de Segurança;
Céu Mateus | Universidade de Lancaster;
Damasceno Dias | Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública e Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-ULisboa);
João Ferrão | Instituto de Ciências Sociais (ICS-ULisboa);
Susana Peralta | Nova School of Business & Economics, Universidade Nova de Lisboa;
Tiago Santos Pereira | Centro de Estudos Sociais (CES), Universidade de Coimbra.
AVALIAÇÃO E SELEÇÃO
As candidaturas submetidas a concurso serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:
• Originalidade;
• Contributo para o desenvolvimento do conhecimento para a modernização e inovação na gestão e avaliação da administração pública e políticas públicas;
• Qualidade científica;
• Clareza da redação e rigor formal.
DOCUMENTOS/INFORMAÇÕES
Para mais informações consulte também o Regulamento.
Consulte o Edital.
Informações sobre este concurso podem ser obtidas através de e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Telefone: +351 214 46 5300
2.ª Edição
Paulo Alexandre Fonseca é o vencedor da 2.ª edição do Prémio INA - Melhor Investigação sobre Administração Pública.
Estudo a editar em breve.
A obra premiada foi a tese de doutoramento "Estrela Geoparque Mundial da UNESCO como forma de promover o desenvolvimento sustentável, proporcionando uma nova visão sobre os recursos do território", de Paulo Alexandre Fonseca.
O prémio no valor de 2000 € foi entregue pelo Presidente do Júri, João Ferrão, e pela Presidente do INA, I. P., Luísa Neto, durante o Seminário "Nada é mais sustentável que o conhecimento", no dia 22 de novembro.
O júri decidiu, ainda, atribuir duas menções honrosas em reconhecimento pela relevância e pertinência dos estudos apresentados a Isabel Ferreira, autora do estudo "Governação, Cidadania e Participação nas pequenas e médias cidades: estudo comparado entre cidades portuguesas e canadianas" e a Rosa Micaelo, com o estudo "Conceções de inspetores da educação acerca das suas práticas de avaliação de escolas".
O tema escolhido para esta segunda edição foi a "Sustentabilidade Social, Económica e Ambiental na Administração Pública", com especial foco em ações sustentáveis, ferramentas inovadoras, políticas públicas e análise de temas específicos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, refletindo uma preocupação crescente e um compromisso em abordar desafios complexos na Administração Pública, promovendo práticas que beneficiem não apenas o presente, mas também o futuro.
O Prémio INA - Melhor Investigação sobre Administração Pública, tem como objetivo reconhecer e distinguir estudos de investigação anuais na área da Administração Pública.
Consulte o Edital e o Regulamento.
Informações sobre este concurso podem ser obtidas através de e‐mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: +351 214 46 5300.
1.ª Edição
O INA atribui o Prémio INA Melhor Investigação sobre Administração Pública, a Marcelo Vegi da Conceição pela relevância do estudo “O Impacto do Job Design sobre os Comportamentos Inovadores e o Work Engagement de Gestores Públicos Portugueses”.
E decidiu ainda atribuir duas menções honrosas pela qualidade e relevância dos estudos apresentados por Helder José Fernandes dos Santos com o estudo “Impacto da motivação para o serviço público nas intenções de turnover: o papel moderador do tipo de contrato de trabalho” e a Paulo Fernando Gonçalves Amaral Antunes autor do estudo “Competências Táticas de Liderança na Operacionalização da Estratégia Organizacional em Unidades de Saúde em Portugal”.
Conheça o estudo já editado aqui.
Os resultados do Prémio INA - Melhor Investigação sobre Administração Pública foram anunciados no 12.º Congresso Nacional de Administração Pública, dia 11 novembro, entre as 17:15 – 17:45, no Auditório I, do Centro de Congressos de Lisboa, de acordo com o previsto no artigo 8.º. Foi realizada a atribuição pecuniária de 2 000,00€ ao vencedor do Prémio, que deu a conhecer o seu trabalho através de uma breve apresentação.
Consulte o Edital e o Regulamento
Informações sobre este concurso podem ser obtidas através de e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | Telefone: +351 214 46 5300.