A Relevância das Ciências Comportamentais na AP

Este curso tem como objetivo geral capacitar os participantes para a aplicação da neurociência e da inteligência emocional no contexto da liderança.
Pretende-se proporcionar conhecimentos que permitam aos participantes adotarem estilos de influência e orientação mais informados, empáticos e eficazes, e que revelem um maior entendimento e capacidade para lidar com as complexidades do comportamento humano. Pretende-se também desenvolver nos participantes competências psicológicas positivas, como o otimismo e a resiliência, bem como expô-los à abordagem apreciativa e de orientação para as forças, individuais e coletivas.
Possibilita, ainda, o acesso a estratégias e ferramentas práticas de aplicação dos princípios da neuroliderança e inteligência emocional no contexto organizacional, que favoreçam o desenvolvimento pessoal, a melhoria das relações interpessoais e a construção de ambientes de trabalho positivos e bem-sucedidos.
Objetivos de Aprendizagem:
- Interpretar os fundamentos da neurociência
- Identificar a relevância da neurociência para o exercício da liderança
- Diferenciar inteligência lógico-racional, emocional e social
- Analisar os componentes práticos da inteligência emocional
- Reconhecer emoções no próprio e nos outros
- Reconhecer tendências de ação, estilos de liderança e os respetivos efeitos
- Mapear necessidades adaptativas situacionais de gestão emocional e de liderança com impacto
- Aplicar estratégias com base na neurociência e na inteligência emocional para potenciar a liderança
- Estruturar plano de desenvolvimento em neuroliderança e inteligência emocional
Resultados de Aprendizagem:
- Reconhecer emoções e comportamentos em pessoas e equipas e adequar situacionalmente estilos de ação com maior potencial de resultados positivos
- Adotar estratégias globais para a criação, manutenção e desenvolvimento de um clima social positivo, promovendo o envolvimento e a motivação dos colaboradores
- Dinamizar ambientes de trabalho consistentemente seguros e desafiantes
- Dirigentes em cargos de direção intermédia
- Dirigentes em cargos de direção superior
O curso combina os princípios de “Liderança”, de “Neurociência”, de “Inteligência emocional” e de “Comportamento Organizacional Positivo”. Pretende promover aprendizagens que permitam aos participantes melhorar o seu desempenho na coordenação de equipas.
Durante a formação, os participantes terão a oportunidade de endereçar temas como a interação entre o cérebro, as emoções e o comportamento humano; reconhecer e regular as emoções, tanto em si como nos outros; desenvolver competências psicológicas positivas como o otimismo e a resiliência, desenvolver a capacidade de relacionamento ajustado a diferentes pessoas; aplicar práticas de neuroliderança e inteligência emocional no contexto do trabalho; e avaliar as necessidades de desenvolvimento em liderança definindo o seu próprio roteiro de atuação.
O curso tem uma duração de 40 horas, a realizar em 2 meses, sendo composto por cinco módulos que obedecem a uma sequência progressiva de aprendizagem, com enfoque na aplicação de conhecimentos aos desafios do dia-a-dia e no desenvolvimento contínuo dos participantes.
As 40 horas do curso encontram-se distribuídas da seguinte forma:
- 20 horas de contacto, em sessões síncronas
- 2h de Coaching
- 2h Talk
- 16 horas de trabalho autónomo
O percurso formativo implica 8 horas de esforço por semana no primeiro mês (módulos 1 a 4). No segundo mês implica desenvolver um plano de desenvolvimento de liderança (4h), sessões de coaching (2h) e um Talk (2h) com um especialista convidado.
Estrutura
Módulo 1
1.1. Liderança e Inteligência Emocional
1.2. Autoconsciência. Literacia Emocional. Emoções “Negativas” e “Positivas”
Módulo 2
2.1. Amígdala e Enviesamento Negativo
2.2. Orientação para as Forças, Resiliência e Otimismo
Módulo 3
3.1. Empatia emocional e empatia cognitiva
3.2. Barreiras à empatia
3.3. Escuta empática, devolução empática, autoobservação
3.4. Aplicações da empatia em contexto de liderança
3.5. Necessidades dos colaboradores (teorias)
Módulo 4
4.1 Estratégias de Neuroliderança para Autorregulação e Gestão da Relação
4.2 Aplicação a um desafio real. Apresentação dos trabalhos de Grupo
Módulo 5
5.1. Coaching
5.2. Talk
- Liderança
- Inteligência Emocional
500€
100€ bolsa concedida pelo INA, I.P. no âmbito do PRR. Restante valor da propina suportado pela entidade empregadora ou pelo formando.
Processo Seletivo
- Exercício atual de funções dirigentes de nível superior ou nível intermédio
- Ter concluído, com aproveitamento, a FA>AP para Dirigentes Superiores, ou a FA>AP para Dirigentes Intermédios, respetivamente, nos termos da Portaria n.º 103/2023, de 12 de abril, ou formações equiparadas
- Atividades de consolidação individual a realizar nos Módulo 1 a 4
- Trabalho de grupo
- Plano de Desenvolvimento de Liderança
- Autoavaliação final
Caso o formando não conclua o curso com sucesso, tem de proceder ao reembolso, ao INA, do valor correspondente à bolsa PRR
100€ bolsa concedida pelo INA, I. P. no âmbito do PRR
O curso enquadra-se no previsto no Anexo III da Portaria 103/2023, de 12 de abril, que regulamenta a formação obrigatória para dirigentes. Constitui um curso de atualização de competências para dirigentes superiores e intermédios, no âmbito do Consórcio FA>AP, assegurando o cumprimento da componente letiva prevista para a Atualização de Dirigentes.
Relativamente à componente de participação em comunidades de prática, esta encontra-se atualmente em desenvolvimento, prevendo-se a disponibilização de mais informações em breve.
Formação no âmbito do Consórcio FA>AP

Última atualização: 3 de outubro, 2025