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FA>AP: Atualização de Dirigentes: Gerir Equipas com Inteligência Emocional

A Relevância das Ciências Comportamentais na AP

Este curso tem como objetivo geral capacitar os participantes para a aplicação da neurociência e da inteligência emocional no contexto da liderança.

Pretende-se proporcionar conhecimentos que permitam aos participantes adotarem estilos de influência e orientação mais informados, empáticos e eficazes, e que revelem um maior entendimento e capacidade para lidar com as complexidades do comportamento humano. Pretende-se também desenvolver nos participantes competências psicológicas positivas, como o otimismo e a resiliência, bem como expô-los à abordagem apreciativa e de orientação para as forças, individuais e coletivas.

Possibilita, ainda, o acesso a estratégias e ferramentas práticas de aplicação dos princípios da neuroliderança e inteligência emocional no contexto organizacional, que favoreçam o desenvolvimento pessoal, a melhoria das relações interpessoais e a construção de ambientes de trabalho positivos e bem-sucedidos.

Objetivos de Aprendizagem:

  • Interpretar os fundamentos da neurociência
  • Identificar a relevância da neurociência para o exercício da liderança
  • Diferenciar inteligência lógico-racional, emocional e social
  • Analisar os componentes práticos da inteligência emocional
  • Reconhecer emoções no próprio e nos outros
  • Reconhecer tendências de ação, estilos de liderança e os respetivos efeitos
  • Mapear necessidades adaptativas situacionais de gestão emocional e de liderança com impacto
  • Aplicar estratégias com base na neurociência e na inteligência emocional para potenciar a liderança
  • Estruturar plano de desenvolvimento em neuroliderança e inteligência emocional

Resultados de Aprendizagem: 

  • Reconhecer emoções e comportamentos em pessoas e equipas e adequar situacionalmente estilos de ação com maior potencial de resultados positivos
  • Adotar estratégias globais para a criação, manutenção e desenvolvimento de um clima social positivo, promovendo o envolvimento e a motivação dos colaboradores
  • Dinamizar ambientes de trabalho consistentemente seguros e desafiantes

  • Dirigentes em cargos de direção intermédia
  • Dirigentes em cargos de direção superior

O curso combina os princípios de “Liderança”, de “Neurociência”, de “Inteligência emocional” e de “Comportamento Organizacional Positivo”. Pretende promover aprendizagens que permitam aos participantes melhorar o seu desempenho na coordenação de equipas.

Durante a formação, os participantes terão a oportunidade de endereçar temas como a interação entre o cérebro, as emoções e o comportamento humano; reconhecer e regular as emoções, tanto em si como nos outros; desenvolver competências psicológicas positivas como o otimismo e a resiliência, desenvolver a capacidade de relacionamento ajustado a diferentes pessoas; aplicar práticas de neuroliderança e inteligência emocional no contexto do trabalho; e avaliar as necessidades de desenvolvimento em liderança definindo o seu próprio roteiro de atuação.

O curso tem uma duração de 40 horas, a realizar em 2 meses, sendo composto por cinco módulos que obedecem a uma sequência progressiva de aprendizagem, com enfoque na aplicação de conhecimentos aos desafios do dia-a-dia e no desenvolvimento contínuo dos participantes. 

As 40 horas do curso encontram-se distribuídas da seguinte forma:

  • 20 horas de contacto, em sessões síncronas
  • 2h de Coaching
  • 2h Talk
  • 16 horas de trabalho autónomo

O percurso formativo implica 8 horas de esforço por semana no primeiro mês (módulos 1 a 4). No segundo mês implica desenvolver um plano de desenvolvimento de liderança (4h), sessões de coaching (2h) e um Talk (2h) com um especialista convidado.

Estrutura

Módulo 1

1.1. Liderança e Inteligência Emocional

1.2. Autoconsciência. Literacia Emocional. Emoções “Negativas” e “Positivas”

Módulo 2

2.1. Amígdala e Enviesamento Negativo

2.2. Orientação para as Forças, Resiliência e Otimismo

Módulo 3

3.1. Empatia emocional e empatia cognitiva 

3.2. Barreiras à empatia

3.3. Escuta empática, devolução empática, autoobservação

3.4. Aplicações da empatia em contexto de liderança

3.5. Necessidades dos colaboradores (teorias)

Módulo 4

4.1 Estratégias de Neuroliderança para Autorregulação e Gestão da Relação

4.2 Aplicação a um desafio real. Apresentação dos trabalhos de Grupo

Módulo 5

5.1. Coaching

5.2. Talk

  • Liderança
  • Inteligência Emocional

500€

100€ bolsa concedida pelo INA, I.P. no âmbito do PRR. Restante valor da propina suportado pela entidade empregadora ou pelo formando. 

Processo Seletivo

  • Exercício atual de funções dirigentes de nível superior ou nível intermédio
  • Ter concluído, com aproveitamento, a FA>AP para Dirigentes Superiores, ou a FA>AP para Dirigentes Intermédios, respetivamente, nos termos da Portaria n.º 103/2023, de 12 de abril, ou formações equiparadas

  • Atividades de consolidação individual a realizar nos Módulo 1 a 4
  • Trabalho de grupo
  • Plano de Desenvolvimento de Liderança
  • Autoavaliação final

Caso o formando não conclua o curso com sucesso, tem de proceder ao reembolso, ao INA, do valor correspondente à bolsa PRR

100€ bolsa concedida pelo INA, I. P. no âmbito do PRR

O curso enquadra-se no previsto no Anexo III da Portaria 103/2023, de 12 de abril, que regulamenta a formação obrigatória para dirigentes. Constitui um curso de atualização de competências para dirigentes superiores e intermédios, no âmbito do Consórcio FA>AP, assegurando o cumprimento da componente letiva prevista para a Atualização de Dirigentes.

Relativamente à componente de participação em comunidades de prática, esta encontra-se atualmente em desenvolvimento, prevendo-se a disponibilização de mais informações em breve.

 

Formação no âmbito do Consórcio FA>AP

Curso em parceria com:

ISCTE logo

Financiado por:

Brochura Regulamento da Formação PDF Calendarização

Área de Formação: Formação Obrigatória

Área temática: Formação Avançada


Pré-Inscrição

Última atualização: 3 de outubro, 2025