
No final deste curso, os formandos serão capazes de:
- Compreender os fundamentos da Governação Multinível e do ciclo das políticas públicas;
- Diagnosticar, analisar e avaliar políticas públicas, incluindo o seu impacto legislativo e territorial;
- Prospetivar cenários futuros e construir indicadores de impacto económico, social e ambiental;
- Adquirir competências em gestão de sistemas de informação, interoperabilidade, cibersegurança e comunicação de resultados;
- Impulsionar a transição digital e verde na Administração Pública, com foco na inovação e sustentabilidade.
Técnicos superiores e dirigentes da Administração Pública.
Módulo A – Governação Pública
Sessão 1 – Gestão e Mudança Organizacional, Organização, Liderança e Processos
Sessão 2 – Governação Multinível, Regulação, Concorrência e Avaliação de Impacto Legislativo
Sessão 3 – Governação Multinível e Abordagens Territoriais Integradas
Sessão 4 – Desafios da Inovação no Setor Público
Sessão 5 – Governança dos Sistemas de Informação
Sessão 6 – Transição Digital e Transição Verde, Ferramentas Tecnológicas para a Administração Pública
Sessão 7 – Construção e Análise de Indicadores de Impacto Económico, Social e Ambiental
Sessão 8 – Metodologias de Análise Contrafactual de Análise de Impactos
Sessão 9 – Política de Dados e Informação para a Administração Pública
Módulo B – Capacitação Institucional
Sessão 10 – AP: de uma perspetiva Whole-of-Government a uma perspetiva Whole-of-Society
Sessão 11 – Sustentabilidade, Economia Circular e Descarbonização da Economia
Sessão 12 – Governação Multinível, Prospetiva e Políticas Públicas
Sessão 13 – Interoperabilidade e Privacidade de Dados
Sessão 14 – Entre o Algoritmo e Política: Tensões e Paradoxos das Políticas Públicas Enquanto Concretização da Cidadania nas Sociedades Complexas
Sessão 15 – Cibersegurança na Administração Pública
Sessão 16 – Regulamento Geral de Proteção de Dados e Governação Pública
Sessão 17 – Gestão de Projetos na Administração Pública
Módulo C ‐ Políticas Públicas
Sessão 18 – Conceção, Monitorização e Avaliação de Políticas Públicas
Sessão 19 – Sistema Nacional de Políticas Públicas, Mapeamento e Análise Funcional
Sessão 20 – Política de Coesão e Política de Desenvolvimento Regional
Sessão 21 – Políticas Públicas, Cidadania e Processos Públicos de Participação
Sessão 22 – Dados e Metodologias para Monitorização de Políticas
Sessão 23 – Política de Coesão pós 2030 da União Europeia
Sessão 24 – Políticas Públicas Regionais e Locais, Especialização Inteligente e Ecossistemas de Inovação
Sessão 25 – Políticas Públicas do Futuro
Módulo D – Aplicabilidade e Operacionalização
Sessão 26 – Laboratório de Instrumentos de Política Pública
Sessão 27 – Formação Intensiva (Bootcamp) de Acompanhamento, Comunicação, Informação e Prestação de Contas
A avaliação do curso será realizada com base na entrega de dois trabalhos individuais, cada um com um máximo de 5 páginas. O primeiro deverá ser submetido a meio do período letivo, enquanto o segundo será entregue após a conclusão das atividades letivas. Estes trabalhos permitirão aferir a compreensão e aplicação dos conteúdos abordados ao longo do curso.
Considerando a importância de que se reveste a participação dos alunos, a assiduidade mínima é de 80% das aulas.
- Análise Crítica e Resolução de Problemas
- Tomada de Decisão
- Gestão e Direção da Organização
- Visão Estratégica
2400€
50% do valor da propina financiado por bolsa concedida pelo INA, I. P. no âmbito do PRR + 50% da propina suportado pela entidade empregadora ou pelo formando.
1200€ bolsa concedida pelo INA, I. P. no âmbito do PRR.
Caso o formando não conclua o curso com sucesso, tem de proceder ao reembolso, ao INA, do valor correspondente à bolsa PRR.
Processo Seletivo.

Luísa Neto
Luísa Neto é licenciada em Direito (menção de Ciências JurídicoPolíticas) pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1994) e doutorada pela Universidade do Porto (menção de ciências jurídico-políticas, 2003). É Professora Catedrática da Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Nessa Faculdade tem assegurado, desde 1995, unidades curriculares na área do Direito Público (Ciência Política, Direito Constitucional, Direitos Fundamentais, Direito Administrativo) nos vários ciclos de estudos. Exerce desde maio de 2021, e sucessivamente, as funções de Presidente da Comissão Instaladora e Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Administração (INA, I.P.)

Paulo Neto
Paulo Neto é doutorado em Economia pela Universidade de Évora e tem desenvolvido investigação nas áreas das Políticas Públicas, Estudos Europeus e Economia Regional e Urbana. É Professor Catedrático no Departamento de Economia da Universidade de Évora. Nessa Universidade, tem coordenado cursos nos vários ciclos de estudos e desempenhou funções como Pró-Reitor para o Planeamento Estratégico, Diretor do Departamento de Economia e membro eleito do Conselho Geral. É Coordenador da Unidade de Monitorização de Políticas Públicas (UMPP) da Universidade de Évora. É também Diretor do Public Policy Portuguese Journal e Investigador Integrado do CICP – Centro de Investigação em Ciência Política.

Adão Carvalho
Doutorado em Science and Technology Policy Studies pela University of Sussex, é Professor Auxiliar no Departamento de Economia da Universidade de Évora, onde exerce também as funções de Subdiretor da Escola de Ciências Sociais e Diretor do Mestrado em Políticas Públicas e Projetos. Leciona nas áreas de Princípios de Microeconomia, Economia Industrial, Economia da Inovação e Parcerias e Redes de Cooperação.

Ana Balão
Doutorada em Sociologia, é Professora Auxiliar Convidada na Universidade de Évora e no Instituto Politécnico de Portalegre. É membro da Direção do Laboratório de Estudos de Futuro do Alentejo – Futur_LAb Alentejo. Investiga e publica nas áreas da Prospetiva estratégica, Cooperação intermunicipal, Desenvolvimento local e Inovação Social.

Conceição Rego
Doutorada em Economia, é Professora Auxiliar e Diretora do Departamento de Economia da Universidade de Évora. É membro integrado do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora – CEFAGE-UE, coeditora da Revista Portuguesa de Estudos Regionais e subdiretora da Revista FORGES.

Duarte Rodrigues
Mestre em Economia pelo ISEG, é Vice-Presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P., com responsabilidades nas áreas de política regional, cooperação territorial europeia, programação, monitorização e avaliação de políticas públicas e negociação da Política de Coesão da União Europeia. É ainda delegado português no Comité de Políticas de Desenvolvimento Regional da OCDE.

Elsa Vaz
Doutorada em Economia pelo ISEG, é Professora Auxiliar no Departamento de Economia da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora. É ainda Diretora da Licenciatura em Economia, Diretora do Centro de Documentação Europeia da Universidade de Évora e Membro Colaborador do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora – CEFAGE-UE.

Gabriel Osório de Barros
Mestre em Gestão Financeira pela Universidad de Extremadura, em Economia e Políticas Públicas pelo Iscte e em Gestão pela Universidade Lusíada, é Subdiretor do Centro de Planeamento e de Avaliação de Políticas Públicas (PLANAPP). Tem o Diploma de Estudos Avançados em Políticas Públicas pelo Iscte e uma Pós-Graduação em Gestão do Sector Público Administrativo pela Universidade de Évora.

Gertrudes Guerreiro
Doutorada em Economia e Mestre em Estatística e Gestão de Informação, é Professora Auxiliar no Departamento de Economia da Universidade de Évora, Presidente do Conselho Pedagógico da Escola de Ciências Sociais e membro colaborador do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora – CEFAGE-UE.

João Vaz Rodrigues
Doutorado em Direito, é Professor Auxiliar na Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora e docente visitante do Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde integra a direção. Detém a certificação Certified Data Protection Practitioner (Irish Computer Society) e é Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da Universidade de Évora.

José Belbute
Doutorado em Economia, é Professor Catedrático no Departamento de Economia da Universidade de Évora e membro fundador do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora – CEFAGE-UE. Nos últimos 15 anos tem dedicado especial atenção às políticas macroeconómicas de combate e mitigação das alterações climáticas, assim como da avaliação e medição dos custos associados aos objetivos da neutralidade carbónica.

José Saragoça
Doutorado em Sociologia, é Professor Associado na Universidade de Évora, onde é Subdiretor da Escola de Ciências Sociais, Diretor do Laboratório de Estudos de Futuro do Alentejo – Futur_LAb Alentejo e membro da Rede Portuguesa de Investigação em Políticas Públicas da Unidade de Monitorização de Políticas Públicas (UMPP) da Universidade de Évora.

Manuel Cabugueira
Doutorado em Economia, é Vogal do Conselho de Administração da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) e docente na NOVA Information Management School da Universidade Nova de Lisboa (NOVA IMS). É ainda Professor Associado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e investigador no Lisbon Public Law – Instituto de Ciências Jurídico-Políticas (ICJP).

Manuel Laranja
Doutorado em Política Económica de Ciência, Tecnologia e Inovação pela University of Sussex, é Professor Associado com Agregação no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. As suas áreas de especialidade são Gestão da Inovação e Políticas de Inovação, Empreendedorismo, Economia Política da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Mário Romão
Doutorado em Ciências de Gestão pelo Iscte-IUL e Mestre em Telecomunicações e Computadores pelo IST, é Professor Associado com Agregação na área dos Sistemas de Informação do ISEG. É ainda membro da Direção Executiva do Clube Europeu de Governança dos Sistemas de Informação – capítulo Pt.

Miguel de Castro Neto
Professor Associado e Diretor da NOVA Information Management School (NOVA IMS) da Universidade Nova de Lisboa, fundou e dirige o NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, o NOVA Business Intelligence & Analytics Lab e é cofundador do NOVA Data-Driven Public Policy Lab. É ainda Presidente do Conselho de Administração da Lisboa e-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, e membro da Comissão Executiva do European Digital Innovation Hub AI4PA.

Nuno Duarte
Pós-graduado em Economia e Políticas Públicas e Licenciado em Economia pelo Iscte e em Estatística e Gestão da Informação pela NOVA IMS, é Consultor Associado na Equipa Multidisciplinar de Avaliação e Análise de Impactos do PLANAPP e membro da Rede Portuguesa de Investigação em Políticas Públicas da Unidade de Monitorização de Políticas Públicas (UMPP) da Universidade de Évora.

Paulo Quaresma
Doutorado em Informática pela Universidade Nova de Lisboa, é Professor Catedrático no Departamento de Informática da Universidade de Évora. Foi membro do Conselho Diretivo da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, Vice-Reitor com o pelouro da Investigação na Universidade de Évora e Diretor da Escola de Ciências e Tecnologia da mesma Universidade.

Paulo Silva
Doutorado em Gestão, é Professor Auxiliar de gestão da informação e dos sistemas de informação, gestão do conhecimento e da mudança organizacional na Universidade de Évora. Tem publicações na área da liderança, gestão da saúde, dos sistemas de informação e da mudança.

Rui Quaresma
Doutorado em Gestão pela Universidade de Sevilha, é Professor Associado no Departamento de Gestão da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora. É Coordenador do projeto Casa do Conhecimento da Universidade de Évora e membro integrado do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora – CEFAGE-UE. As suas áreas de interesse são sistemas de informação e empreendedorismo.

Silvério Rocha e Cunha
Doutorado em Teoria Jurídico-Política pela Universidade de Évora e Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, é Professor Catedrático Jubilado da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora.

Doutoranda em Políticas Públicas e Mestre em Estudos do Desenvolvimento pelo Iscte-IUL, é investigadora na área da Participação Pública na Saúde e consultora internacional da Organização Mundial da Saúde. Colabora regularmente com organizações representativas de pessoas que vivem com doença, no âmbito da promoção da participação política em saúde. Coliderou, durante seis anos, a iniciativa MAIS PARTICIPAÇÃO, melhor saúde.

Tiago Teotónio Pereira
Doutorando em Gestão na Universidade de Évora e Mestre em Políticas Públicas e Projetos pela mesma instituição, é Vogal da Comissão Diretiva do Programa Regional do Alentejo 2030. As suas áreas de interesse são políticas públicas, gestão e desenvolvimento regional.
Formação no âmbito do Consórcio LEAP>AP

Área de Formação: Liderança
Área temática: Liderança
Duração: 120 horas
Forma de organização da formação: Formação Mista (Presencial e a Distância)
Data(s): 06/11/2025 – 27/02/2026
Também poderá gostar de:



Última atualização: 18 de setembro, 2025 12345